VALORANT Challengers (VCL) 2023 Portugal: Tempest Split 1 arrancou este sábado (14) e logo com um duelo muito aguardado entre SAWGTZ, duas equipas que têm sido apontadas como fortes candidatas à vitória final na prova. O primeiro confronto sorriu aos warriors, que arrancam assim a fase regular entre os primeiros líderes.

No duelo que encerrou a primeira jornada, a equipa de Miguel “Bati” Batista superou o lineup internacional da GTZ em Haven. A equipa da SAW começou no lado atacante e saiu atrás no marcador, com as primeiras três rondas a caírem para o lado da equipa de Gabriel “starkk” Marques.

Porém, a resposta dos warriors começou a aparecer logo a seguir e foi muito forte. Nas nove rondas que restaram da primeira metade, a SAW saiu por cima em oito e levou uma vantagem de 8-4 para a segunda metade, onde foi capaz de gerir o resultado e alcançar a primeira vitória na competição.

VIKINGS Fourteen, FTW e EX0TIK também venceram

No que diz respeito aos restantes jogos da primeira jornada, as equipas de VIKINGS FourteenFTWEX0TIK também entraram com o pé direito e partilham a liderança com a SAW. Olhando à diferença de rondas, a equipa que resulta da parceria entre a Fourteen e a Team VIKINGS ganha a todas as outras, estando por isso no primeiro lugar.

Logo no encontro que marcou o arranque da competição, a equipa de Rui “VTaguT” Ribeiro não deu quaisquer hipóteses à Panthers. Em Fracture, a VIKINGS Fourteen entrou com a corda toda e ao intervalo já vencia por 10-2. Na segunda metade, a equipa portuguesa não demorou a fechar as contas com o 13-4 e a conquistar os primeiros três pontos.

De seguida, a FTW também conseguiu entrar a ganhar. A fénix operou uma bela reviravolta perante a Impulse GW, em Icebox, para conquistar os primeiros pontos. À desvantagem de 4-8 ao intervalo, a equipa portuguesa respondeu com um parcial de 9-1 na segunda parte para consumar a cambalhota no marcador e confirmar o triunfo.

Bem menos equilibrado foi o confronto entre EX0TIKEGN, que terminou com vitória dos primeiros por 13-5. Em Haven, a primeira metade ainda teve algum equilíbrio, mas a equipa de Rui “Akira” Barbosa saiu para o descanso a vencer por 7-5 e não voltou a deixar cair qualquer ronda, tendo conseguido uma segunda metade perfeita para selar a vitória.

Feitas as contas, a primeira jornada do VALORANT Challengers 2023 Portugal: Tempest Split 1 deixa a VIKINGS Fourteen na liderança devido à melhor diferença de rondas. Com os mesmos pontos seguem EX0TIKSAWFTW. A segunda jornada disputa-se já este domingo (15) e vai obrigatoriamente ditar a perda da invencibilidade de uma das vencedoras de hoje, já que SAWEX0TIK se vão defrontar.

Podes acompanhar aqui a cobertura do FRAGlíder com todos os detalhes da prova.