SAW vai representar Portugal no VALORANT Challengers Ascension 2023: EMEA e procurar aceder à maior liga europeia de VALORANT. A vitória deste domingo (11) no segundo split do VALORANT Challengers 2023 Portugal: Tempest x Worten Game Ring apurou os warriors para representar Portugal lá fora já a partir do final do mês.

Depois do primeiro split, a equipa da SAW assumiu a liderança do ranking da competição com 105 pontos, ao passo que a GTZ seguia no segundo lugar com 75. Para o segundo split do VCL Portugal, a pontuação sofreu alterações: o vencedor amealhava 140 pontos, ao passo que o vice-campeão conseguia 100.

À entrada para a grande final, a SAW possuía vantagem sobre a GTZ, mas ainda assim precisava de vencer a mesma para impedir que a equipa contrária fizesse a ultrapassagem no ranking. A conquista da prova esta tarde, em Braga, fez os warriors terminarem com 245 pontos no ranking. A GTZ terminou com 175.

A classificação final do ranking do VCL Portugal:

  1. SAW, 245 pontos
  2. GTZ, 175
  3. EGN, 140
  4. EX0TIK, 90
  5. Impulse GW, 52
  6. Team Vikings, 45
  7. FTW, 34
  8. Panthers, 24

Perante este cenário, a SAW qualificou-se diretamente para o VALORANT Challengers Ascension 2023: EMEA, mas a GTZ também pode eventualmente lá chegar. O segundo lugar na hierarquia enviou a equipa de Diogo “OLIZERA” Oliveira para o play-in, a ser jogado de 22 a 27 de junho. No total, serão nove equipas em prova, incluindo a GMT de Fábio “AFoxx” Veigas, mas apenas a vencedora vai conseguir apurar-se para a fase principal.

As equipas apuradas para o play-in do VALORANT Challengers Ascension 2023: EMEA:

 FOKUS  Team Queso  Mandatory
 MOUZ  S2G  Enterprise
 Team RA’AD  GMT  GTZ

 

Uma das nove equipas acima vai então juntar-se posteriormente à fase principal. Nessa fase estão já garantidos os nove campeões regionais do circuito VALORANT Challengers e a prova disputa-se de 30 de junho a 16 de julho.

A lista de equipas no VALORANT Challengers Ascension 2023: EMEA:

 Apeks  Case
 Gentle Mates  CGN
 Digital Athletics  Acend
 Falcons  Dsyre
 SAW TBD [Play-in]

 

Os dez conjuntos vão depois começar por se dividir em dois grupos disputados em formato round-robin com encontros BO3. As duas melhores equipas de cada grupo seguem para os play-offs, jogados de 13 a 16 de julho e num sistema de árvore de eliminação dupla. Os encontros são todos disputados à melhor de três mapas, exceção feita à final da lower bracket e à grande final, que se disputam em BO5. No final, apenas o vencedor da competição vai garantir o acesso ao VALORANT Champions Tour: EMEA League nas temporadas de 2024 e 2025.