Depois de ter conquistado o primeiro split do VALORANT Challengers 2023 Portugal: Tempest x Worten Game Ring, a SAW repetiu este domingo o sucesso. Braga voltou a ser cidade abençoada para os warriors, que saíram do Espaço Vita com o troféu na bagagem após uma vitória sobre a GTZ por 3-0.
Numa final disputada à melhor de cinco mapas, os campeões em título precisaram de apenas três para levar a defesa do trono a bom porto. A série começou de forma equilibrada com um Haven escolhido pela SAW e que foi disputado até à última ronda. Porém, foi a equipa de Miguel “Bati” Batista a recuperar de uma desvantagem de 4-8 ao intervalo para triunfar por 13-11.
O ponto crucial da série foi o mapa seguinte, o primeiro escolhido pela GTZ e que foi ganho de forma clara pela SAW. Em Fracture, os warriors não deram qualquer hipótese ao adversário e venceram rapidamente por 13-3 para se colocarem a apenas um mapa da revalidação do título.
De volta a um mapa que escolheu, a SAW não desperdiçou a chance de fechar a série. Em Lotus, a equipa de Eduardo “Addicted” Torres marcou a diferença no lado atacante, na segunda parte, e fechou as contas com nova vitória, esta por 13-8. Tomás “tomaszy” Machado foi eleito o MVP da grande final.
Com este triunfo, a SAW revalida o título conquistado no primeiro split, mas este tem um sabor ainda mais especial: a vitória desta tarde apurou a equipa portuguesa para o VALORANT Challengers Ascension 2023: EMEA, onde vão competir com os outros campeões regionais por um lugar na VCT: EMEA League 2024. Para além disso, a organização lusa levou para casa um prémio monetário de quatro mil euros.