A competição na ESEA regressou na última semana, com várias equipas portuguesas a estrearem-se nas inúmeras divisões da competição, que vai na sua 40.ª temporada. Ao fim da primeira semana de prova, a SQUAD, a GeekCase e a FTW.EVO são os únicos conjuntos portugueses que venceram os dois jogos realizados.

Os três conjuntos estão inseridos na ESEA Open e estrearam-se com vitórias. A SQUAD, de Ricardo "fox" Pacheco, venceu os dois primeiros encontros de forma autoritária: 16-1 frente à KMG, em Inferno, e novamente 16-1 frente à Zen0, em Nuke.

A GeekCase teve de trabalhar mais, pelo menos num dos embates. A equipa de Tiago "Derp" Coelho arrancou com um 16-13 em Nuke diante da AceFiVe Academy e venceu depois a UDP por 16-4, em Inferno. A FTW.EVO, por sua vez, bateu a FRAERS por 19-17, em Dust 2, e manteve-se no mesmo mapa para bater a A27 por 16-11.

Ainda na ESEA Open, a Caracol Gigante estreou-se com uma derrota por default frente à Allstars. Porém, o conjunto de Nuno "BhT-" Silva bateu depois a PaintSquad por 16-4, em Inferno. Menos sorte tiveram a Rhyno Youngsters, a EGN e a equipa, que perderam os dois embates.

A Rhyno Youngsters cedeu por 5-16, em Ancient, para a shyou5. No segundo embate na competição, a equipa portuguesa voltou a perder, desta feita para a _Pushin P, em Mirage, por 13-16. A EGN cedeu por 5-16 para a Thorins Thoughts e por 12-16 para a 5monkies, sempre em Nuke. Quanto à equipa, sofreu dois desaires incontestáveis: 3-16, em Vertigo, frente à 15kelo e 4-16, em Inferno, frente à Triopa.

Na ESEA Intermediate, a EXSAD ainda não se estreou, mas a Rhyno já realizou os primeiros encontros. A equipa de Daniel "psh" Alves venceu a KBN por 16-3, em Nuke, mas acabou depois por perder o segundo encontro na prova. Em Inferno, a Rhyno cedeu por 12-16 para a ADEPTS.

Na ESEA Main, as quatro equipas portuguesas em prova seguem com um registo de uma vitória e uma derrota. A equipa RafaelPais começou por perder por 8-16, em Vertigo, frente à CARGORUN, mas reagiu bem e derrotou a Prima por 16-3, em Ancient.

Também com o pé esquerdo entrou a ORO, que cedeu para a AHJO por 9-16, em Nuke, mas venceu depois a Giresun por 16-10, em Dust 2. Ao contrário de ORO e RafaelPais, a N2E entrou a ganhar, mas perdeu o segundo jogo. Na estreia, a equipa de João "watson" Freitas venceu a suxeN por 16-7, em Dust 2, tendo depois perdido por 13-16, em Inferno, frente à Zorka.

Por último, a FTW começou com uma derrota por 8-16 frente à Marskalk, em Vertigo. Contudo, a Fénix reergueu-se no segundo embate e bateu a EPIC DUDES por 16-10, em Inferno.

Podes acompanhar aqui a cobertura da competição.