Renato "stadodo" Gonçalves esteve pela Advnce SIC, no programa “bits”, para falar sobre a sua carreira e sobre uma série de outros tópicos, como as diferenças entre futebol e desporto.

À conversa com João Vitória, stadodo falou sobre a sua experiência enquanto futebolista e afirmou que “no CS é muito mais dedicado do que foi no futebol”. No entanto, ainda hoje gosta de praticar futebol – “é a minha grande paixão e é o que me tira a cabeça do jogo”, contou o jogador da SAW nesta entrevista.

Ainda numa comparação entre desporto tradicional e esports, o português de 24 anos referiu que uma das grandes diferenças que sentiu foi a falta de profissionalismo nos jogadores nacionais de CS. Embora a sua equipa SAW seja empenhada, quando migrou para o CS “sentiu que no futebol os seus colegas eram muito mais focados”.

“Quando vim para o mundo dos esports”, relembra stadodo, “havia sempre alguém fora que tínhamos de puxar para dentro”. Ainda assim, e tendo em conta o contexto de uma equipa de esports, o português acredita que “aqui temos muito mais responsabilidade do que no futebol”.

Outro dos tópicos abordados foi a importância de preparar um jogo, como à imagem de desportos como basquetebol ou futebol. Relembrando também a final de Master League Portugal e elogiando a boa forma que a OFFSET apresentou nessa série, stadodo disse que para a SAW “são mais importantes os torneios lá fora do que os torneios cá dentro”. “Não é por desrespeitarmos alguma equipa, mas o nosso foco é nos torneios internacionais”, confessou.

Entre outros tópicos, como podes ver nesta entrevista, stadodo falou também sobre temas como os seus tempos livres, o impacto da pandemia no lado físico e até o jogo que o AWPer acredita ter as melhores oportunidades para alguém que ambicione ser profissional em Portugal.