Ao que tudo indica, a Steam, plataforma de jogos digitais, baniu mais de 2 400 utilizadores, por estes terem concordado com uma avaliação negativa feita ao jogo Warlander.
Warlander é um jogo gratuito, que utiliza um sistema anti-batota, chamado Sentry Anti-Cheat. Um utilizador, de seu nome FREEDOMS117, publicou uma análise negativa, referindo que o sistema era suspeito, pois este continuava a funcionar, mesmo após o jogo estar fechado, e enviava alguns pacotes de dados para IPs no Japão.
Assim sendo, este utilizador decidiu partilhar uma análise na Steam a explicar como desinstalar o Sentry Anti-Cheat, incluindo instruções de como remover tudo o que estiver no registo. As análises podem receber votos da comunidade e esta teve cerca de 2 400 positivos.
Contudo, recentemente, um moderador da Steam decidiu banir esta análise, por “violar os termos de serviço da plataforma”. A conta do mesmo foi bloqueada por 30 dias, impossibilitando-o de escrever mais análises ou mesmo votar noutras.
Além disso, todos os outros utilizadores que votaram no comentário, também foram banidos por 30 dias. Mais tarde, a plataforma respondeu a FREEDOMS117, retirando-lhe as restrições e explicou que pensaram que a análise servia para burlar o sistema Anti-Cheat. A desenvolvedora do jogo publicou ainda um artigo a explicar que o sistema estava com um erro e, por isso, é que aparecia na barra de tarefas, mesmo depois do jogo estar fechado.