Fotografia: Twitch

Ao final da tarde de quarta-feira, 24 de janeiro, a Twitch fez uso das suas redes sociais para anunciar alterações na plataforma de streaming, que pretendem aumentar os ganhos dos streamers com os subscritores.

O programa Partner Plus irá sofrer alterações, que vão entrar em vigor a 1 de maio de 2024. Estas mudanças promovidas pela stream têm como objetivo “criar uma estrutura transparente e de longo prazo para a remuneração dos streamers, que recompense e incentive os criadores comprometidos com as transmissões ao vivo”.

Com estes objetivos em mente, a Twitch irá expandir o programa Partner Plus, de modo a que os streamers tenho uma maior participação na receita dos subscritores. Este programa irá contar com um primeiro nível, onde a repartição será 60% para o streamer e 40% para a plataforma e, no segundo nível o streamer irá ganhar 70%, enquanto a plataforma ficará com os outros 30%.

A plataforma de streaming promoveu ainda uma alteração que irá beneficiar, sobretudo, os grandes criadores de conteúdo. Os streamers que faturem mais do que 100 mil dólares por ano vão passar a receber 70% do valor faturado, enquanto que anteriomente apenas conseguiam receber 50% desse valor.

A partir de 3 de junho de 2024, as assinaturas Prime Gaming também vão sofrer alterações. Inicialmente, os streamers recebiam da mesma forma por uma subscrição Prime Gaming como por uma subscrição paga. Contudo, a partir de junho isto irá ser alterado e, a subscrição através do Prime Gaming será paga aos streamers com uma taxa fixa com base no país do subscritor. A Twitch afirma que para a grande maioria dos streamers esta mudança não terá um grande impacto nas suas receitas.