Após uma magnífica presença e prestação na final da WCG @ Dragão fomos falar com a teameXnet um multigaming clan quase a completar 1 ano de existência.

O clan foi formado por um ex-membro dos ONIX e dono de uma loja de informática em Lisboa cuja uma das suas paixões são as LANS e os jogos online, foi com ele que começamos a conversa.

FRAGLíder: Boas neo para aqueles que não te conhecem podes te apresentar e
explicar-nos melhor como começaste a tua carreira dos e-sports e quais eram os teus horizontes a nível do online gaming?

Neo: Boas, chamo-me Armando “neo” Santos , tenho 29 anos e sou de Lisboa.
A minha “carreira” começou com o Diablo 1, mais tarde passei para o Diablo 2, nessa altura formei juntamente com mais 3 pessoas os Onix, acabado a época de Diablo 2 (2 longos anos) dediquei-me ao Quake 3 liderando a divisão à vitória de algumas divisões em ligas estrangeiras como a Barrysworld e a Jolt, após 4 anos de Onix queria mais que ser simplesmente um Clan Cool sem grandes objectivos nacionais ou internacionais em que nem sempre a amizade prevalece, após a abertura da loja exnet.pt decidi formar a Team eXnet, convidei algumas pessoas de confiança que estavam comigo nos Onix e voilá nasceu a Team eXnet.

FRAGLíder: Quando os eXnet começaram que jogos jogavam? E já agora qual a evolução das mesmas até à actualidade?

Neo: A quando da formação da Team eXnet , as divisões eram Quake 3 liderada pelo grande Single e Call of Duty liderada por mim e mais tarde por um senhor chamado Mr.Madman, ambas infelizmente estão a beira do abismo, pessoalmente acho que o Quake 3 vai ter continuação com o Quake 4 e vai ser brutal (estou a contar contigo Single) voltando a ser um jogo de CPL, em relação ao COD2 espero que sim , mas acho que não, ainda não tem o que é preciso para ser um jogo de CPL, julgo que o COD está a morrer e o COD2 já tem um adversário fortíssimo chamado DOD Source.

FRAGLíder: Neste momento quais são as divisões que existem e os objectivos das mesmas?

Neo: Neste momento estamos em alta, com várias divisões:

– CS:Source que é de longe um exemplo para muita gente eles podiam ter uma péssima performance no CS:S que para mim continuariam a ser um exemplo pelo trabalho que desenvolvem, pela união que demonstram dentro e fora do server.
– Quake 3 ainda mexe em ligas estrangeiras mas já se prepara para começar a mexer no Quake 4, muitos antigos l33t´s de quake 3 estão a voltar mas estamos a analisar a possibilidade de criar uma divisão a imagem da Team eXnet forte e com bons resultados quer ao nível de DM como de 1on1.
– World of Warcraft, estamos ainda verdes no que diz respeito a Guild, mas as pessoas certas estão nos lugares certos, por isso espero dentro em breve ouvirem noticias da nossa guild no servidor Burning Blade, ainda estamos a pensar se vamos partir para uma guild internacional ou apenas nacional.
– Call of Duty simplesmente está morto em Portugal, estamos a pensar talvez substituir COD por DOD Source , esse é ainda um assunto em discussão pelos membros da administração da Team eXnet.
– Enemy Territory …..bem neste campo julgo que até tínhamos uma estrutura bem montada com o intuito de ficar no Top 10 Internacional, mas a inactividade da divisão pode levar ao fechar da mesma, um caso a analisar.
– Warcraft 3 TFT é uma divisão muito recente na Team eXnet, mas pela pessoa que está a frente dela (Filipe “luCyfahh” Venancio) sei que vão fazer o seu melhor.

FRAGLíder: Hoje em dia que tipo de apoios pensas que os clans necessitam para se conseguir ser “top” mundial?

Neo: Antes demais os Portugueses têm logo uma grande desvantagem em relação a qualquer clan de topo sueco, alemão ou UK que são as ligações á Internet, passada essa grande fase felizmente algumas empresas já apoiam clans em troca principalmente de publicidade, um clan para ser de top para começar tem de ter uma equipa, não é um conjunto e jogadores, tem de haver química entre eles , claro depois precisam de alguém que os apoie no que for possível, seja em T-Shirts, servers de jogo e de voz, deslocações, etc. etc..

FRAGLíder: Flash Questions.

-Game: World of Warcraft
-Player: Hunter (me)
-Weapons: Bow FTW
-Maps: Ironforge
-Mouse: Razer Diamondback Plasma
-Phones: Speed link Medusa
-Pad: Steelpad QcK+

FRAGLíder: Para terminar queres deixar algum conselho e agradecimento?

Neo: Conselhos hum……acima de tudo divirtam-se o resto vem por acréscimo.
Quero agradecer antes demais ao FRAGlíder por tudo, ao Luis Almeida da Coolermaster por tudo e por ser um porreiro, ao Sr. Luis “ICE929RR” Duarte pelo que fez e faz pela Team eXnet sem ele nada disto era possível, ao Jorge “Mr.Madman” Simões, alguém que pode enganar a primeira vista pela sua forma directa de dizer as coisas, mas é um luxo para a Team eXnet ele fazer parte do núcleo de administração, é o meu braço esquerdo, ao Anyone o meu braço direito, alguém que desde o inicio me surpreendeu, desenvolveu o nosso site no que diz respeito a programação, esta cá sempre , participa e ajuda em tudo o que pode, enfim divinal, já não se fazem pessoas assim é um verdadeiro amigo, ao Xezter pela paciência e amizade que tem para mim e claro pelo seu design excelente, aos lideres das suas divisões, especialmente Single, Flipper e mice pelo vosso empenho e cooperação, a todos os membros da Team eXnet o meu obrigado e para o fim (os últimos são sempre os primeiros) á minha namorada Cátia “Damian” Santos , por me aturar e compreender o que são os jogos Online , o que é estar a frente de uma estrutura como a Team eXnet e apoiar o sonho de um viciado em WoW.

De seguida fomos falar com os líderes da divisão de counter-strike source.

FRAGLíder: Olá e obrigado por aceitarem fazer esta entrevista, não se importam de fazer uma breve apresentação sobre vocês e o roster dos teameXnet, e já agora como começaram?

Flipper: Boas, sou o Filipe Marques aka teameXnet . Flipper tenho 22 anos e sou de Faro (embora esteja em LX actualmente), tudo começou quando saiu o Counter-strike Source e quando eu resolvi juntar um grupo de amigos para jogar online. Ainda sem ambições nenhumas, apenas queria conhecer pessoal novo para jogar porque já estava farto de jogar em pubs.. Sem experiência nenhuma de Clans (até porque achava estranho ter “obrigações” do tipo horários para treinar) comecei a falar com o people nos pubs, mais numa de os conhecer do que arranjar skilled players. Após conhecer vários players, encontrei o m!c3 (actual capitão e ex-líder de um clan de CS1.6) o que me fez começar a levar isto um pouco mais a sério.. Começamos a ganhar os primeiros jogos ainda pelo nome de EO(eyes only) até que o nosso prestígio e prestação chegou aos ouvidos do Mr.MadMan que andava a procura de um clan para formar a divisão de Source dos eXnet. A partir desse momento, sentimos a nossa responsabilidade aumentar, e que para tal começamos a treinar e a formar um roster mais coeso e trabalhador sem nunca perder a noção de que a amizade entre nós é o que nos faz ganhar e chegar tão longe. O grupo actualmente está forte, estamos cada vez mais unidos e as gargalhadas no TS nunca param dia para dia 🙂

O roster actual da divisão é:

Filipe “Flipper” Marques – lider
Eduardo “M!c3” Fonseca – capitain
Frederico “barruma” Figueiredo – admin
Rui “Br4inw4sh3r” Fonseca – taliban aka bomberman
Nuno “dustmite” Sousa – fragger de serviço
Francisco “LucKK-“ Silvério – a swiss watch
João “RM” Roque – co-capitain
Pedro “Y34PER” Ferreira – teh 1337

Esquerda para a direita: flipper, mice, brain, luck, barruma, dust rm, yeaper

FRAGLíder: Após varias vitórias a nível nacional online e em LAN, a vosso ver quais foram os melhores momentos que já passaram ou que estão a passar?

Flipper: Penso que o nosso melhor momento foi quando fomos a WCG PT. Ficamo-nos a conhecer melhor uns aos outros e acho que foi uma experiência inesquecível para todos, apesar de não termos ganho a Final deu-nos mais incentivo para continuar a jogar e a ganhar. Nesse evento, o momento de mais emoção foi quando passamos à final ao ganharmos aos favoritos excello (xlo).

FRAGLíder: Já que falaram na final da WCG, o que acham que vos aconteceu visto ser um momento indicado para a culminação de todo o trabalho e treino realizado até então?

Flipper: O que aconteceu, foi que depois da vitória sobre xlo ficamos com algum excesso de confiança sobretudo quando no final da 1º parte da final contra k1ck estávamos a ganhar 12-3.. Os k1ck nunca deixaram de acreditar na vitória e conseguiram dar a volta ao resultado, o mérito é todo para eles e alguma falta de calma da nossa parte, é normal até porque não temos muita experiência em lan, e muito menos nestes eventos, espero que o pessoal tenha aprendido e que não volte a acontecer, qualquer das formas já foi muito positivo termos chegado onde chegamos e continuarmos todos amigos como sempre.

FRAGLíder: Essa derrota resultou nalgum mau estar ou saída de algum elemento?

Flipper: Não! claro que não, como disse e volto a referir a nossa amizade está e sempre esteve acima de tudo.

FRAGLíder: Nesse caso podem dizer que têm um segredo para o vosso sucesso?

Flipper: Claro, e não é difícil adivinhar qual é 😛

FRAGLíder: A WCG acabou por ser a primeira grande competição em CSS, acham que eventualmente o Source irá definitivamente acabar com o CS1.6?

Flipper: Penso que sim pois apesar de ainda ter alguns problemas a nível de hitboxes etc, o CS 1.6 acabará por desaparecer, mas não acho que seja para já, talvez daqui a 1 ano e meio ou assim..

FRAGLíder: Nesse caso quais as revelações que houveram na WCG para o futuro deste jogo tanto a nível de players como de clans?

Flipper: Revelou-se existir uma crescente comunidade de Source cada vez maior, a nível de players o Yeaper não parou de surpreender e de calar muita gente que achava que ele era xiter pois nunca o tinham visto a jogar em lan, Luckk- foi outra revelação pois também demonstrou jogar muito bem .Embora já os conhecesse aos dois, gostei muito da forma como jogaram 🙂 . A nível de clans gostei muito da nossa prestação, estão todos de
parabéns.

FRAGLíder: Quais os vossos objectivos a curto e a longo prazo?

Flipper: Os principais objectivos são acima de tudo manter este grupo unido e forte, continuar a trabalhar de forma a conseguir manter o nível que atingimos. A curto prazo espero que existam mais torneios de CSS para que possamos jogar mais em lan, andamos também a jogar a IbericanCup na qual esperamos ganhar e ainda a tek9 cup a qual está extremamente forte e será de certeza uma grande experiência tanto a nível interno como a nível internacional. A longo prazo espero conseguir representar Portugal o melhor possível nas competições internacionais.

FRAGLíder: Como são os vossos treinos?

Flipper: Uma comédia 😛

FRAGLíder: Existe algum clã que vocês admirem mais?

Flipper: Powers Gaming

FRAGLíder: Série de perguntas rápidas:

Player Nacional:
Flipper: Yeaper
Mice: Qualquer 1 dos jogadores da minha equipa

Player Internacional:
Flipper: Warmach1ne
Mice: Bishop

Weapon:
Flipper: Colt, AK
Mice: AK

Map:
Flipper: de_dust2
Mice: de_train

FRAGLíder: Muito obrigado por terem aceite fazer esta entrevista, mais algumas palavras que queiram dizer?

Flipper: Quero agradecer a toda a equipa dos eXnet, ao Staff, a todos os players e em especial ao m!c3 pela sua capacidade de manter o grupo unido mesmo nas situações mais dificeis, excelente treinador, jogador e capitão. Quero também agradecer a todo o pessoal que nos apoiou e continua a apoiar este grande clan.

Após conhecermos alguns elementos deste clã resolvemos finalizar a entrevista com umas perguntas a um membro “staff” de modo a saber as perspectivas de futuro para o clan.

FRAGLíder: Olá AnyOne, para começar podes fazer uma breve apresentação sobre ti e o teu percurso até staff dos teameXnet?

AnyOne: Antes de mais Oláaaa 😀 bem, o meu nome é Bruno Silva, sou do norte do país, tenho 21 anos e iniciei-me no online gamming há coisa de 2 anos. Comecei inicialmente a jogar Call Of Duty provavelmente na altura em que este atingiu o seu apogeu a nível nacional e mundial! Após passar por vários clans foi nos Onix que tive o prazer de conhecer, ainda que mto pouco, o Armando Santos ( neo ) o qual mais tarde depois de sair dos OX por problemas internos me convidou juntamente com o MrMadman para ingressar na equipa dos eXnet. O tempo passou e felizmente fui ganhando a confiança dos lideres e fui encarregado de “cargos” superiores, chegando agora a ingressar a equipa de Admins da teameXnet.

FRAGLíder: Sei que estavas no Dragão, que sentiste na final?

AnyOne: Bem… para ser curto foi “morrer na praia” para nós… pois toda a equipa sabia que tinha capacidades para ganhar esta competição, penso não ser novidade nenhuma que a final dos WCG foi disputada na meia final contra os excello, sem retirar créditos aos k1ck logicamente, mas sempre fomos juntamente com eles sérios candidatos a disputar a final. E após ganharmos esse jogo perdermos a final contra os k1ck… bem… soube mal logicamente, provavelmente mais à equipa do que a mim próprio, mas foi o destino ou a sorte e penso que agora só me resta, a mim e a toda a equipa, desejar muito boa sorte aos k1ck e que levem o nosso nome bem longe em Singapura.

FRAGLíder: Mesmo com essa derrota, que rumo pensas dos teameXnet no seu global como multigamming clan?

AnyOne: Eu penso que temos grandes hipóteses de marcar o nosso ponto no Online Gaming Português. Neste momento temos uma equipa de CSS bastante forte, estamos a aventurar-nos também numa guild em World Of Warcraf e novos projectos se adivinham… mas só o futuro poderá dar certezas por isso.. .vamos esperar para ver 🙂

FRAGLíder: Penso que estão em vista novas divisões no clan podemos ser os primeiros a saber?

AnyOne: Neste momento estamos a pensar numa nova divisão de CSS feminina, e alterar a estrutura de algumas divisões menos activas na teameXnet, mas tal como todos os projectos também este esta a avançar com algum tempo, por isso penso que nas próximas duas/três semanas teremos novidades!

FRAGLíder: Achas que terão tanto sucesso como a divisão de CSS?

AnyOne: Eu penso que sim, pois temos algumas condições que o permitem, agora claro que tudo depende da própria equipa e das pessoas, mas se acima de tudo existir companheirismo e amizade nestas divisões então é significado que grande parte do projecto foi realizado com êxito!

FRAGLíder: Obrigado mais uma vez pelo teu tempo, algum comentário final?

AnyOne: Apenas queria agradecer ao FRAGLíder pela oportunidade desta I-view e também enviar os meus agradecimentos à eXnet.pt e à CoolerMaster ( representada pelo CMCenter ) por toda a confiança que tem tido em nós e pelos apoios que nos tem dado!