Fotografia: EA SPORTS

O português Diogo “tuga810” Pombo terminou este domingo (8) o primeiro qualificador europeu da FIFA Global Series (FGS) entre os oito melhores jogadores do continente. O atleta do Atlético Madrid não teve o melhor dos arranques, mas fez uma trajetória em crescendo para alcançar um grande resultado.

Arranque de trás para a frente

O qualificador começou este sábado (7) e o jogador natural de Castelo Branco teve uma entrada a frio. Com duas derrotas nos três primeiros jogos, tuga810 ficou desde cedo cara a cara com a eliminação, estando obrigado a vencer cinco partidas consecutivas para alcançar a árvore de eliminação direta. No primeiro dia de prova, o atleta luso não voltou a perder, vencendo os três encontros seguintes para chegar a um registo de 4-2.

Este domingo, o formato suíço reatou e tuga810 conseguiu mais duas vitórias para garantir o acesso à árvore de eliminação direta. Aí chegado, o atual campeão do Mundo de clubes começou por afastar VfB_Burak por 5-2 e deu seguimento ao bom momento com uma goleada incontestável sobre BVB_Eldos_ por 7-2.

Reviravolta atrás de reviravolta

Na terceira ronda, quis o destino que Diogo Pombo se cruzasse com o outro português ainda em prova, Daniel “dfernandes066” Fernandes. O jogador da DIOGO JOTA Esports venceu a primeira partida por 3-1, mas tuga810 deu a volta no segundo embate e triunfou com o agregado de 5-4. Logo a seguir, o português voltou a estar muito perto do desaire, mas operou nova reviravolta para afastar BDS_DPeixoto7 por 6-5.

Com um lugar garantido entre os oito melhores da Europa, tuga810 procurou depois o acesso às meias-finais. O jogador luso esteve perto de nova reviravolta, desta feita contra Ethxnh, tendo conseguido mesmo forçar o prolongamento. No entanto, foi o britânico que prevaleceu no desempate.

O primeiro qualificador europeu termina assim para tuga810 no 5-8.º lugar, classificação que garante ao jogador luso um prémio monetário de $1 500 — pouco mais de 1 400€ — e 240 pontos para o ranking FGS.

Confere aqui todos os resultados dos jogadores portugueses.