Com o passar dos anos, cada vez mais vemos equipas de desportos electrónicos que procuram levar os jogos virtuais a um nível profissional. Com isso em mente, o Fraglíder, um dos grandes impulsionadores deste tipo de modalidades na península ibérica, dá hoje início a uma série de artigos/analises a equipas que, no nosso ponto de vista, de uma forma ou de outra procuram esse nível profissional.
Onde recaem as nossas escolhas
Este foi um dos pontos mais debatidos do nosso artigo. Obviamente, que, equipas como os excello, exotic ou k1ck, que estão diariamente na ribalta já têm a visibilidade que a maioria das equipas procura há muito tempo. Nesse âmbito, a nossa aposta vai para generalizar e procurar equipas que tenham desenvolvido um trabalho igualmente louvável mas que ainda não tiveram a projecção que certamente procuram.
Apresentação
| Equipa | Underworld Preachers
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| Página | http://www.upgaming-hq.com |
| Canal IRC | #uP|Clan @ Quakenet |
O FRAGLider foi falar com os actuais organizadores dos Underworld Preachers, onde encontrou informações relativas às equipas, novos projectos e algumas curiosidades.

Nomes: Amílcar “AmiSoul” Araújo / Telmo “Armag3ddon” Silva
Idades: 28 / 21
Profissão: Operador / Estudante( Gestão de Marketing )
Outros interesses: Futebol, Futsal, Cinema, Musica e muito e-sports para desanuviar do Futebol, Futsal, Cinema e Musica ;}
Como e quando surgiu a ideia de criar os Underworld Preachers?
A ideia de criar os Underworld Preachers surgiu no dia 28 de Maio de 2002, através de uma elite de jogadores que pertenciam a um dos melhores clãs existentes nos primórdios do Unreal Tournament, no modo Instagib, os instagib Elite ©lã ( iE© ), após a saída de alguns membros, 3 dos jogadores pertencentes a essa equipa decidiram criar os underworld Preachers 2002. Como jogo inicial, era o UT99, mais tarde começámos a dar asas a um sonho e expandir o conceito e filosofia existente neste grupo de amigos por outros jogos, esse sonho ganhou forma com o nome de uPGaming-hq.com.
Isto é simplesmente um pequeno resumo, quem quiser pesquisar mais profundamente a historia inicial da família uPGaming, fica aqui o link:
http://upgaming-hq.com/?page=history (em inglês), mas qualquer dúvida pode ser retirada no canal de irc #uP|Clan @ irc.quakenet.org.
Quais consideram ser os momentos mais importantes da história da equipa?
Existe uma série de acontecimentos que nos marcaram e vincaram ainda mais a nossa vontade em continuar a evoluir, inovar e dar a conhecer a nossa filosofia nos e-sports, a que orgulhosamente chamamos Grow uP Gaming (Cresce jogando).
Com tantos momentos marcantes, torna se difícil enumerar todos eles, mas aqui fica uma tentativa de resumir todos esses momentos, dividindo esses momentos em dois grupos, estrutura e resultados, começando antes de tudo, por apresentar as nossas desculpas a todos esses momentos e pessoas que injustamente ficaram “esquecidos(as)” nesta entrevista, mas que estarão sempre presentes nos nossos corações.
Em termos de toda a estrutura uPGaming:
O apoio, amizade e espírito de equipa que temos tido de todos os membros, desde aquele membro que está desde o início deste projecto ou aquele que entrou a segundos atrás, têm sido momentos essenciais, pois só com a ajuda e contribuição de todos é que iremos deixar a nossa marca e identidade na comunidade e-sports, por isso é principalmente graças a eles que temos a sorte de poder desfrutar todos os bons momentos que já passámos e iremos passar, por tudo isso e muito mais, um GRANDE ABRAÇO a todos os uP.
Outro momento importante, foi sem dúvida nenhuma, a criação do nosso espaço virtual, que nos mantém em constante comunicação interna e externa, mantendo o contacto com o resto da comunidade portuguesa e internacional de e-sports.
O simples facto de sabermos que o site ( http://upgaming-hq.com ) e forum ( http://upgaming-hq.com/forum/ ) foram feitos e moldados de raiz pela nossa fantástica equipa de web design, deixa nos mais orgulhosos ainda, por isso queremos aproveitar esta oportunidade para dizer um GRANDE OBRIGADO por tudo o que têm feito, pois já vamos na segunda versão do nosso site e se tudo correr bem no natal poderá haver mais uma prenda para a família uPGaming.
Sem menosprezar que é essencial existir uma estrutura base sólida e independente de apoios externos, temos consciência que o apoio externo também é uma parte importante na evolução de qualquer projecto, e por isso tudo, o apoio que temos tido dos nossos poucos, mas bons patrocinadores, também é um momento importante, mais um GRANDE OBRIGADO à http://www.areavirtual.pt/ , http://www.allfrags.com/ , lan house Kaos – http://www.kaos.com.pt/ e Soccer Pro.
Em termos de resultados:
Temos tido a felicidade de conseguir bons desempenhos nos mais variados jogos com a vertente online e lan, todos os resultados que conseguimos até hoje, tiveram muita importância para nós e foram todos comemorados com a mesma intensidade, para os mais curiosos, aqui fica o link: http://upgaming-hq.com/?page=awards
Apesar de todas as vitórias que conseguimos obter nestes 4 anos e alguns meses de existência, é importante realçar que foi nas nossas maiores derrotas que conseguimos arranjar forças para continuar a melhorar.
Que objectivos/projectos pretendem ver cumpridos no futuro?
A nível interno, um dos objectivos mais aguardados, será tornar os uPGaming numa associação sem fins lucrativos. É algo que já planeámos fazer a algum tempo, mas estamos conscientemente a espera do melhor momento para concretizarmos este objectivo.
A nível internamente paralelo a todo o projecto uPGaming, queremos ver em pleno funcionamento o uPBusiness – http://www.upgaming-hq.com/business/ , que iniciámos recentemente, para fornecer à comunidade portuguesa e europeia, diversos serviços dos quais destacamos os servidores UK (Públicos ou Privados) de praticamente todos os jogos, com as seguintes características:
– Pings Excelentes.
– Os preços de lançamento mais baixos do mercado europeu ( 2 euros por cada slot ).
– Oferta de servidor de Team Speak privado com o mesmo número de slots alugados no servidor.
– Painel de administração Web.
– Facilidade de um atendimento em português ou inglês.
– Atendimento ao cliente praticamente 24h por dia.
– Acesso FTP 24h.
– Vantagem de efectuarem o pagamento com uma simples transferência bancária por NIB ou em numerário através do vosso banco.
– Servidor disponível, entre 1h e 48h, após confirmação do pagamento.
– Servidor visível no All-Seeing Eye e no GameSpy.
– Acesso FTP 24h.
Dos mais variados projectos que estamos a desenvolver, um deles está próximo de estar concluído e pronto para ir para o AR, quanto aos pormenores, a única coisa que podemos transmitir, é o facto de se tratar de um projecto inovador em Portugal e que se centra principalmente na componente de vídeo.
É perceptível que a nível interno tem existido uma super actividade, mas ao contrário do que muita gente possa pensar, tem existido igualmente uma grande actividade a nível externo e se tudo correr bem, aguardem algumas surpresas para 2007, porque o projecto, conceito, filosofia e movimento Grow uPGaming-hq.com (Cresce Jogando), ainda está a dar os seus passos de bebé.
A parte mais cativante dos objectivos externos, é o facto de não serem unicamente focados nos uPGaming, mas sim na comunidade e para a comunidade portuguesa de e-sports, porque nestes 4 anos, 5 meses e um dia de existência, aprendemos que só com a cooperação e colaboração de todos é que podemos dar credibilidade a algo que gostamos e que queremos ver evoluir de uma vertente unicamente lúdica para uma vertente “profissionalmente” lúdica.
O que pretendem do projecto uP school? Acham que vai ser bem aceite?
O projecto uPSchool, tem como função, ajudar, ensinar e incentivar todo o tipo de pessoas que acabam de entrar nestas andanças de jogos “online”.
Este projecto não é novo nos uPGaming, mas inevitavelmente existe uma ligação interna e uma “confusão” externa na ligação do projecto uPSchool à recruta de novas divisões, apesar de terem existido contactos da nossa parte com algumas equipas experientes, nunca passaram disso mesmo, porque felizmente temos recebido diversas propostas de equipas para se juntarem a esta família e normalmente apostamos em equipas trabalhadoras e medianas, que através da nossa filosofia e estrutura consigam atingir o nível que ambicionam, porque sinceramente para um líder, não há duvida nenhuma que a maior satisfação é ver uma equipa a crescer e a chegar ao “top” com o nosso apoio e dentro da nossa filosofia.
Uma equipa que venha para dentro do projecto uPGaming como equipa “top”, não tem menos ou mais valor do que todas as outras, mas por vezes existem vícios e formas de estar que não se identificam com o projecto uPGaming, por isso preferimos considerarmos nos como uma organização formadora.
Se esta questão for mal ou bem aceite, não nos preocupa muito, porque no inovar é que está o ganho, como diz a publicidade da Coca-Cola, primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Neste momento temos uma equipa de “Counter-Strike Source” que faz parte desse projecto, a ideia é ensinar estes “jovens” jogadores a evoluírem, como jogadores, jogando e treinando com jogadores mais experientes dentro dos uP e como pessoas, tentando mostrar lhes como devem estar numa comunidade e torna-la melhor dia para dia. No fundo queremos transmitir lhes os valores que achamos essenciais para que se integrem facilmente nos e-sports portugueses e nos ajudem a dar um bom rumo a esta comunidade.
Para conseguirmos todos dar o passo seguinte na direcção certa, antes de tudo o resto, temos de mudar a mentalidade que infelizmente existe em grande parte da comunidade, porque sem uma mentalidade realista e colectiva de entre ajuda, nunca iremos triunfar. Existem 3 valores que consideramos determinantes para o crescimento das pessoas dentro de uma comunidade como a nossa, o respeito, honestidade e humildade, se um pouco destes três valores existirem em todos nós, decerto que existirá uma maior maturidade e consequentemente a comunidade e-sports que queremos tornar real.
Quem tiver amigos que começaram a jogar recentemente ou quiser obter mais informações e saber como poderão ingressar no projecto uPSchool, contactem nos.
Que conselho dão aos lideres ou a quem pretenda liderar um projecto a curto prazo, sobre novas equipas de jogos electrónicos?
Em primeiro lugar começamos por alertar o óbvio, não queiram fazer ou criar um multigaming clã em 5 minutos, se cometer essa proeza em 5 minutos num clã que jogue unicamente um jogo é difícil, então imaginem essa proeza num multigaming clã.
Estamos a falar de um grupo de pessoas que têm sentimentos e emoções diferentes, mas infelizmente ainda existem pessoas que olham para a formação de um multigaming clã como se tratasse de encher um saco cheio de “batatas”, esquecendo-se que estão a lidar com pessoas e não com “batatas”.
Se o fizerem a consequência será muita instabilidade dentro do clã, porque tentaram construir a casa pelo telhado, em que por vezes as propostas feitas a equipas para entrar nesse projecto são completamente irreais, porque usam uma sequência que nem nos pacotes de puré de batata instantânea existe, ou seja, primeiro tentam obter as melhores equipas possíveis dos diversos jogos, para terem algo para conseguir os apoios externos ( patrocínios e etc ), esquecendo se que os patrocínios nunca vão conseguir tirar partido de uma estrutura que simplesmente não existe e que por sua vez essas mesmas equipas assim que se apercebem que tudo não passava de histórias da carochinha, saltam do barco e conclusão, mais um saco de batatas que rompeu e assim acaba mais um projecto cheio de fantasia e muita imaginação.
Este tipo de projectos não podem ser esquecidos, têm de ser lembrados para que não se cometa os mesmos erros vezes sem conta, porque todos nós temos de perceber finalmente que o amor a patrocínios irrealistas acaba sempre da mesma forma, assim que abrimos os olhos para a realidade.
Tem de existir uma filosofia, uma forma de trabalhar organizada, com regras, muita capacidade de compreensão, muito poder de encaixe e por vezes uma paciência de santo também ajuda.
Por isso é preferível fazer as coisas com calma e passo a passo, construírem uma estrutura estável com um conceito humilde bem delineado.
Nós nos uP, o que mais queremos também, é ver cada vez mais projectos credíveis a crescer, para vermos os e-sports crescer cada vez mais em Portugal, dentro de um equilíbrio entre qualidade e quantidade.
Deixem a obsessão pelos patrocínios de lado, porque esses patrocínios, hoje tanto podem pertencer ao vosso projecto, como amanhã podem não estar, por isso comecem por tentar criar uma estrutura independente em que todos os membros nela inseridos contribuam para o seu desenvolvimento, ou seja, não fiquem dependentes de patrocínios e olhem unicamente para os patrocínios como um bónus ou uma ajuda externa que têm graças à estrutura credível que criaram.
Últimas palavras / Agradecimentos ?
Queremos em nome de toda a família uPGaming, agradecer à Fraglíder por este momento especial, pois a chance de podermos falar para uma comunidade inteira sobre a nossa experiência e o conceito que temos dos e-sports é muito gratificante, obrigado Fraglíder.
Queremos aproveitar este momento para agradecer mais uma vez a todos os membros do projecto uPGaming ( ex-membros incluidos ), pelo amor que têm demonstrado por esta camisola.
Agradecimento especial à nossa fabulosa equipa de Webdesign ( Drone, Scorpion_Blood ) que têm feito tudo com muito amor à camisola, e claro a todo o STAFF ( g0dLik3, Warrior, Skyshroud, HoMiNes, Hawk, nomaD, OLO, Skorpion, Drop, Leandro ) que têm sido fantásticos e sem eles o projecto nunca estaria neste nível e a este ritmo! Obrigado :’)
PS: Como dizia o velho do Restelo depois de uns bons copos de 7uP … ” quem é uP uma vez, quer queira quer não, é uP para sempre, uP4Ever ! ” 😉
QUEM SÃO OS UNDERWORLD PREACHERS
Quem se identificar com os nossos ideais e achar que tem capacidade e ideias para um projecto interessante, responsável e inovador, contactem nos e … Grow uP Gaming:
http://upgaming-hq.com/
#uP|clan @ irc.quakenet.org
http://upgaming-hq.com/forum/
[email protected]
Underworld Preachers