O torneio da Unreal Lan vai-se realizar em Espinho na próxima semana, mais concretamente nos dias 30/31 de Outubro e 1 de Novembro, com um prizemoney global de 6000 € (sendo que 4000 € serão atribuídos ao 1º lugar), algo nunca antes visto em Portugal. No evento estarão presentes 48 equipas, número recorde no nosso país.

O impacto deste torneio é tanto na comunidade portuguesa que há quem diga que já foi responsável por inúmeras transformações nos rosters que se têm verificado nas equipas portuguesas durante a última semana, se bem que talvez fosse mais apropriado chamar-lhe um catalisador. De qualquer das maneiras, este aspecto torna o desfecho deste torneio um pouco imprevisível, o que não deixa de constituir motivo de interesse.

O torneio ficou também marcado pela polémica dos cabeças de série, se bem que qual é o torneio que não fica? O conselho para minorar esta situação futuramente é apresentar os critérios concretos que estiveram na base da escolha, porque assim podem-se criticar os critérios mas não as equipas.

A organização determinou que o formato do torneio passará em primeiro lugar por uma fase de grupos (8 grupos de 6 equipas), dos quais se qualificarão dois de cada, num total de 16, seguindo-se a fase de double elimination. Os mapas elegíveis são dust2, inferno, train, nuke e cbble. O calendário da fase de grupos já se encontra disponível em http://www.unreal.com.pt/horarios.htm.

Xenos, os princípes guerreiros, lutam com 5GIANTS exóticos, tudo sem gravidade: as powerhouses

Julgo não andar muito longe da verdade ao afirmar que uma destas três equipas ganhará o torneio, existindo forte probabilidade de ocuparem os três primeiros lugares.

Começando pelos Xeno, têm a vantagem de manter a mesma line-up desde há muito tempo, o que permite que estejam mais rotinados que as outras duas equipas, e de terem alcançados resultados sólidos ultimamente (4º na ESWC.pt, 2º nos WCG.pt). Continuarão a tendência ascendente? Será que a entrada de Xinadas e a sua AWP terá um efeito positivo na equipa ou antes contribuirá para quebrar algumas rotinas da equipa e ter efeitos negativos no teamplay?

Line-up: no-head, wrd, xinadas, xptr e shinoda
Referência: no-head

Passando agora para os exotic, tiveram um gesto de grande carácter ao terem aceite a line-up dos 5GIANTS para jogar com o seu nome durante o torneio, num acto de despedida dos três membros que de lá saíram (RaMpAgE, foxj e iNsideR) para os 5G. Considerados por muitos como o alvo a abater, têm a jogar contra eles o facto de serem uma equipa recente, o que faz com que a “máquina” possivelmente não esteja ainda bem oleada. Conseguirão ultrapassar a falta de rotinas com o skill que possuem? Serão capazes de utilizar da melhor forma a mistura entre os jogadores de Guimarães e Lisboa?

Line-up: JuDiCe, RaMpAgE, iNsideR, GrIng0, foxj
Referência: foxj

Finalmente temos os Zero Gravity, uma equipa sobre a qual se debruça enorme expectativa quanto à sua performance, pois muito recentemente procederam a alterações no seu roster fruto da saída de JuDiCe e GrIng0 para os 5GIANTS. Com a entrada de Liquid ganharam um jogador com bastante skill e provas dadas em lan, e quanto a Style existe uma grande curiosidade dado que os seus talentos de jogador não são conhecidos da maioria da comunidade. Finalmente, o trio GoDliKe, Sp3c e tommy mantém-se junto há já algum tempo, constituindo uma vantagem para os zG, que virão certamente para ganhar. Será que Style surpreenderá os presentes com dotes até hoje desconhecidos? Como resolverão o problema do strats caller?

Line-up: Style, Sp3c, tommy, GoDliKe, Liquid
Referência: GoDliKe

Pro geeks exóticos recorrem à ficção científica: os darkhorses

Para além das powerhouses, existem duas equipas que estão à espreita de uma oportunidade para surpreender os candidatos e atingir o top3, nomeadamente os fx2 e bgbp, duas equipas recentes compostas por caras bem conhecidas do CS português.

Em primeiro lugar os False Fiction, compostos por alguns dos melhores jogadores skillwise portugueses, caso do adiDAZ e mucha, que devem concerteza discordar desta análise pois julgam-se capazes de facilmente bater o pé a qualquer uma das powerhouses. No entanto, apesar de terem um estilo de jogo bastante atractivo, pelo conhecimento que tenho dos 5 jogadores, é exactamente nos jogos decisivos que se costumam ir abaixo. Será que conseguirão inverter a tendência? Como irão os feitios mais problemáticos de membros como adidas, lifer ou zE conciliar-se quando os primeiros problemas surgirem?

Line-up: mucha, adiDAZ, zE, pred, kmp e lifter
Referência: mucha

Passando para os begeekbepro, a equipa que irá participar é basicamente o roster que de seguida será a equipa de CS dos exotic, composta por uma mistura de antigos membros (prot, cannon e cyber, que não irá a esta competição) e sangue novo (mogg, raiel e k1ckflip), tudo de Guimarães, o que é sempre uma vantagem. Se conseguirem por o motor a trabalhar, são um caso sério neste torneio, tendo como trunfos o skill e a experiência de prot e cannon, assim como k1ckflip, cuja forma de jogar particularmente me agrada. Terão tempo suficiente para se preparar convenientemente? Estarão no torneio para ganhar ou simplesmente para ganhar ritmo? Tal como nos zG, como irão resolver o problema do strats caller?

Line-up: prot, cannon, mogg, raiel e k1ckflip
Referência: cannon

Foxhound, Utilpost, DP, gHk, WoG e En-kor à procura de um lugar ao sol

Apesar de não conhecer a fundo todas estas equipas, o conhecimento que tenho delas e, nalguns casos, dos seus resultados recentes, leva-me a crer que têm condições para surpreender as equipas mais fortes. As três primeiras equipas já têm um longo historial em torneios portugueses, e cada uma delas tem um jogador que sobressai, nos fH o frutie e a sua AWP, nos utilpost ao berna e o seu temperamento e por fim o PRO, que faz valer a sua experiência e talento para comandar a equipa de Coimbra. O grande problema destas equipas é não levar isto um pouco mais a sério, o que acaba por limitar as suas prestações nos torneios, mas de qualquer forma têm capacidades para chegar longe. Quanto aos gHk, WoG e En-kor, representam a nova vaga de equipas que têm vindo a subir progressivamente de nível ao longo deste ano e cujo objectivo deverá passar por chegar aos prémios. O mais assustador, de uma forma positiva obviamente, é que aparentam todas uma considerável margem de progressão, treinando regularmente em lan graças a patrocínios com lanhouses locais e possuindo rosters cujos membros vivem na mesma área do país.

Os grupos

GRUPO 1: WOG, COURAGAMES, INNERCIA, REDRIVER, SDJJ, CCN

Os WoG parecem ser os candidatos a vencedores do grupo, prevendo-se uma luta disputada pelo segundo lugar, essencialmente entre os innercia, que terão a oportunidade para demonstrar se o 4º lugar nos WCG Portugal foi ou não fruto de um sorteio mais favorável, e os RedRiver, equipa nortenha que tem sido presença assídua em torneios.

Previsão
1º – WoG
2º – Innercia

GRUPO 2: GHK, HEADWORX, IRONIC, ENKOR ATN, UNO, SYMBOL

O grupo 2 não tem grande história quanto ao primeiro lugar, que tudo indica que será dos gHk. Por outro lado, o segundo lugar está em aberto, até porque não conheço nada das restantes equipas.

Previsão
1º – gHk
2º – En-kor aTn

GRUPO 3: DP, GETREAL, FLAVSQUAD, MID, MONSTERS, ABSOLUT

À partida este grupo afigura-se curioso. Por um lado os DP terão de mostrar o porquê de terem sido escolhidos cabeças de série, com os monsters e miD à espreita do primeiro lugar. Quanto a estes últimos, conseguirão voltar aos bons resultados depois do desastre que foi a ESWC.pt e de não terem estado presentes nos WCG.pt, sobretudo sem a presença de um jogador fulcral como o vain na equipa?

Previsão
1º – DP
2º – miD

GRUPO 4: EN-KOR, ISS, VAIN, MONSTERS ATN, FOXHOUND, UTILPOST

O grupo 4 reserva uma tarefa complicada para os En-kor, que terão de se debater com os foxhound e utilpost. Prevejo um grupo muito equilibrado e que provavelmente se decidirá com recurso aos critérios de desempate, sendo que a experiência poderá ser um trunfo muito forte nos jogos entre eles.

Previsão
1º – Utilpost
2º – En-kor

GRUPO 5: XENO, OVERRUN, TEAMST, HIT, CYBERLAN, XSPIRIT

Um grupo relativamente tranquilo para os Xeno, que só por milagre não ficarão com o primeiro lugar. No entanto há que ter atenção aos overrun e a zezito, assim como aos cyberlan de Setúbal, que possivelmente poderiam ser uma das surpresas do torneio, não fosse este grupo reunir um candidato à vitória e uma equipa com provas dadas em lan.

Previsão
1º – Xeno
2º – Overrun

GRUPO 6: FALSE FICTION, PHOBIC, FFS, ALJ, UP, PROD TEAM

Os fx2 têm, ao que tudo indica, uma tarefa descansada neste grupo. Nenhuma equipa parece capaz de lhes bater o pé, e caso não compliquem durante os jogos, o primeiro lugar será deles. Quanto ao segundo classificado, parece-me que irá para os phobic, se bem que o meu conhecimento relativamente às outras equipas é escasso.

Previsão
1º- False Fiction
2º – Phobic

GRUPO 7: ZG, GORKS, USOCIETY, KKND, UNITEDSKILLS, TEAMSHOCK

Os Zero Gravity que tenham cuidado com este grupo, que em minha opinião é bastante traiçoeiro. Apesar de serem os grandes candidatos ao primeiro lugar, não terão jogos fáceis contra os teamshock, kknd (que alcançaram um resultado de 13-10 contra os exotic na ESWC.pt que passou despercebido para muitos), usociety e unitedskills. Prevejo que seja o grupo mais renhido a seguir ao grupo 8.

Previsão
1º – zG
2º – teamshock

GRUPO 8: EXOTIC, BEGEEKBEPRO, KICK, NR, HAZARD, IN-MOTION

O melhor ficou para o fim com este verdadeiro grupo da morte. Creio que os exotic com a line-up dos 5GIANTS são os favoritos ao primeiro lugar, mas terão de se aplicar desde cedo contra os bgbp com a line-up dos exotic, k1ck e os in-motion de Felgueiras. Prevejo um jogo emocionante em dust2 a fechar o grupo entre os exotic aka 5G e os bgbp aka exotic. Quanto à questão do segundo lugar, uma desconcentração dos bgbp aka exotic pode-se revelar fatal e concerteza que os k1ck e os i-m aproveitá-la-ão.

Previsão
1º – exotic
2º – bgbp

Unreal-lan preview by 5G | JuDiCe