O lote de equipas inscritas para o VALORANT Champions 2022, o Campeonato do Mundo da modalidade, ficou definido no último fim de semana. Os últimos qualificadores Last Chance terminaram no passado domingo e apuraram as últimas equipas para o certame.

100 Thieves venceram na América do Norte

No Last Chance norte-americano, a equipa da 100 Thieves acabou por sorrir. O conjunto treinado por Sean “sgares” Gares foi atirado para a lower bracket desde cedo, mas fez a sua caminhada até à final, tendo vingado pelo meio a derrota perante a FaZe Clan.

Na grande final, a 100 Thieves mediu forças com a The Guard num BO5, tendo ganho de forma esclarecedora por 3-0. Os norte-americanos venceram por 13-7 em Icebox, 13-6 em Fracture e 13-9 em Haven para carimbar o apuramento.

Team Liquid conseguiu vaga da EMEA

Last Chance da EMEA foi ganho pela Team Liquid. A equipa de Adil “ScreaM” Benrlitom derrotou a M3 Champions na grande final e conseguiu a vaga no maior evento do calendário de VALORANT.

Depois de vitórias por 2-0 sobre BBL Esports e NAVI, a Team Liquid perdeu a final da upper bracket frente à M3 Champions por 1-2 e foi obrigada a jogar a final da lower bracket. A equipa de ScreaM venceu a G2 Esports, de Óscar “mixwell” Cañellas, por 2-1 e ganhou o direito a defrontar novamente a M3 Champions pelo apuramento.

Na grande final, a M3C adiantou-se com uma vitória por 13-8 em Bind. A reação da Team Liquid surgiu depois com parciais de 13-11 em Icebox, 13-6 em Ascent e 13-8 em Breeze para confirmar o triunfo e o bilhete para Istambul.

KRÜ e FURIA as mais fortes na América do Sul

Last Chance da América do Sul teve duas vagas para oferecer. A KRÜ Esports e a FURIA Esports foram os conjuntos que conseguiram superar a concorrência e seguir para o VALORANT Champions 2022.

As duas equipas defrontaram-se na final da upper bracket, a valer o apuramento. A KRÜ Esports venceu de forma incontestável por 3-0 e garantiu a primeira vaga, ao passo que a FURIA Esports caiu para a lower bracket e teve uma segunda chance.

Em novo encontro de apuramento, a organização brasileira mediu forças com a TBK Esports em mais um BO5. Desta feita, a equipa de Douglas “dgzin” Silva não deixou escapar a oportunidade e venceu por 3-0 para garantir o apuramento.

EDward Gaming também segue em frente

Na região East Asia, a EDward Gaming conseguiu apurar-se de forma incontestável. A equipa chinesa não cedeu qualquer mapa durante toda a bracket.

Depois de vitórias sobre On Sla2ers, REJECT e Northeption, a formação da EDward Gaming teve de voltar a medir forças com a On Sla2ers na grande final. Uma vez mais, os chineses confirmaram todo o favoritismo e venceram de forma clara por 3-0.

Terminados os qualificadores Last Chance e apuradas as últimas equipas, foram também divulgados os grupos para o VALORANT Champions 2022.

Eis a fase de grupos:

Grupo A Grupo B Grupo C Grupo D
Paper Rex OpTic Gaming FunPlus Phoenix DRX
EDward Gaming BOOM Esports XERXIA FURIA Esports
Leviatán LOUD KRÜ Esports FNATIC
Team Liquid ZETA DIVISION XSET 100 Thieves

 

Na fase de grupos, as equipas vão competir numa árvore de eliminação dupla. As duas melhores de cada grupo seguem para os play-offs, que serão sorteados de forma aleatória, apenas com a condicionante de que os vencedores de grupo enfrentam obrigatoriamente um segundo classificado de outro grupo. Os play-offs também seguem o formato de árvore de eliminação dupla.

A Riot Games anunciou ainda que a data de início do torneio foi alterada. Inicialmente anunciado para arrancar a 2 de setembro, o VALORANT Champions 2022 vai agora arrancar a 31 de agosto, de forma a acomodar o formato de dupla eliminação e a dar mais descanso aos jogadores.