Tanishq “Tanizhq” Sabharwal, do elenco de VALORANT da Vitality, foi afastado da equipa após alegados comentários tóxicos dirigidos ao treinador assistente da Karmine Corp, Ahmed “ZE1SH” El Sheikh.

Tanizhq está assim então no banco da Vitality, que, pelo menos para já, irá contar com Harry “Gorilla” Mepham a assumir o papel de treinador principal.

Tudo aconteceu no passado dia 9, quando Tanizhq respondeu a um tuíte de ZE1SH, apelidando o membro da Karmine Crop de “barata racista” e usando ainda o ‘emoji’ do ‘dedo do meio’. Entretanto, note-se, o treinador, agora no banco, apagou o referido tuíte e tornou a sua conta de Twitter privada.

Em comunicado, o clube pede desculpa pela interação que aconteceu entre o treinador e a comunidade de VALORANT. “Estamos em discussões construtivas com a Riot e com a Freaks4U para ter uma visão clara da situação e do contexto”, explicou a Vitality, e acrescentou: “apoiamos a investigação por completo e estamos a colaborar.”

Para já, Tanizhq mantém-se então afastado da equipa de VALORANT da organização e não é certo se voltará ao alinhamento do projeto. “Somos claros no facto de não tolerarmos comunicação imprópria e excessiva”, diz, sendo da sua responsabilidade “fazer dos esports profissional um local inclusivo e de respeito.”

No entanto, a Vitality nota ainda que percebe “que a toxicidade dirigida a indivíduos pode despoletar a resposta errada” e é por isso que o clube está “a lutar ativamente a toxicidade nos seus canais e por entre os seus fãs.”