Terminou ontem o qualificador Brasileiro para o World Cyber Games 2013 que se disputa novamente este ano na China.

O interesse da comunidade Mundial no evento do World Cyber Games tem vindo a decrescer gradualmente face aos títulos que a organização do evento tem optado ano após ano. Tudo começa com a exclusão do Counter-Strike 1.6, para passar a incluir o Counter-Strike Online, título que é apenas jogado em terras Asiáticas.

Este ano o evento Asiático conta com jogos como o Crossfire, FIFA 14, League of Legends, Starcraft II, Super Street Fighter, Warcraft III, World of Tanks, Assault Fire e QQ Speed.

Apesar do evento Chinês coincidir em pleno com a DreamHack Winter 2013, o Brasil realizou no passado fim de semana um qualificador para apurar 4 equipas de 4 jogos diferentes para a final mundial na China.

Todas as atenções estavam viradas para o League of Legends e para o Assault Fire, ambos por terem praticamente em comum o mesmo interesse.

Em League of Legends, o foco estava virado para a equipa dos KaBuM eSports que na final defrontava a super-favorita Keyd Team. Depois de ter vencido a Winner Bracket, a equipa dos KaBuM ainda deixou cair 2 mapas frente aos Keyd na final, mas conseguiu equilibrar as contas e assim garantir a presença na China.

Um dos nomes que fazem parte da equipa dos KaBuM é bit, ex-jogador de Counter-Strike 1.6 e um dos maiores talentos do Brasil. bit conquista assim mais um Ouro, desta feita noutra disciplina e está de volta aos grandes palcos representando o Brasil em terras Asiáticas.

O outro foco de atenção estava virado para a final de Assault Fire. Um jogo sem qualquer expressão a nível Europeu mas que recentemente tem sido uma sensação no Brasil. O jogo é em muito semelhante ao Counter-Strike 1.6, desde logo os mapas são iguais ao Counter-Strike, apenas com um remake a nível estético, atraindo desde logo a atenção da equipa dos playArt, constituída pelos melhores jogadores de Counter-Strike do Brasil: FalleN, fnx, ell, nak e…… bit.

bit esteve perto de garantir duas finais. (Foto pr HLTV.org)

Na final de Assault Fire, as estrelas do 1.6 defrontaram os Game 7, numa final disputada em três mapas. FalleN e companhia não conseguiram por ventura o bilhete para a China, falhando assim o apuramento e impedindo bit de poder jogar duas finais nas finais mundiais do World Cyber Games 2013.

Eis os qualificados para a final mundial da WCG 2013 pelo Brasil:

  • League of Legends: KaBuM eSports
  • Assault Fire: Game 7
  • Crossfire: AnonyMOUZ
  • FIFA 14: TBD

A final mundial da WCG 2013 realiza-se em Kunshan – China, entre os dias 28 de Novembro e 1 de Dezembro.