Pois bem, aproveitando esta nova página (que por sinal está muito boa), finalmente o artigo que conclui a coverage feita pelo FRAGlíder no fim de semana passado à edição da WCG na Ovar LAN Party. Foram 4 dias muito bons, onde podemos (quem foi) constatar o bom ambiente vivido e também muito cansaço diga-se de passagem! 🙂
Mas quem melhor para falar disto senão os intervenientes mais fulcrais deste evento? Pois então aqui está, um artigo no minimo interessante, no qual acho que não se vão arrepender de ler (sim, é um pouco extenso eu sei, mas vale a pena!).

Sem mais demoras, passo a palavra…

FRAGlider – Olá Ricardo! Sendo tu um membro fulcral no que tem sido a evolução dos e-sports em Portugal, mas muito embora poucos te conheçam, podes fazer uma breve apresentação de ti e do que tens feito pela comunidade?

WCG|rc – Boas a todos, o meu nome é Ricardo Corvo aka RC e sou um dos responsáveis pela CGV, entidade responsável pela organização da WCG em Portugal. Já muito me conhecem de eventos anteriores tais como o UNREAL, e do apoio que tanto eu como a minha equipa(dentro das nossas possibilidades)tentamos proporcionar à comunidade. No entanto ainda não nos considero membros fulcrais da evolução do e-sports. Há muito mais gente dedicada ao e-sports, que já cá anda à muito mais tempo do que eu e que já deu provas do bom trabalho que consegue produzir.

FRAGlider – A CGV conseguiu adquirir os direitos de organização do WCG, e ao que parece, tem vindo a mostrar bom trabalho. A que se devem estes “lucros” adquiridos?

WCG|rc – A CGV fez uma aposta num evento que internacionalmente tem uma grande projecção mas que em Portugal sempre ficou muito aquém do esperado. É certo que lentamente tem evoluído mas é preciso uma aposta muito forte no WCG para o catapultar para o lugar que lhe é devido dentro da cena dos e-sports. Devido à estrutura da CGV, aliada ao facto de existir uma equipa já criada, foi nos colocada a possibilidade de organizar a WCG em Portugal. Após análise, a CGV, ciente das dificuldades que iria encontrar, resolveu abraçar o projecto WCG e iniciar a organização do WCG PT 2005, o que até ao momento tem-se revelado num balanço muito mais positivo do que muitos julgavam possível.

FRAGlider – No fim de semana passado a CGV esteve em mais uma etapa dos qualificadores mais precisamente em Ovar na Ovar LAN Party. Visto ser um qualifier inserido numa LAN Party, até que ponto achas-te uma boa/má afluência ao qualificador Local e Regional?

WCG|rc – Relativamente ao qualificador Local nunca tive qualquer duvida da afluência dos Clãs. Por vários motivos, um bom prize Money, bons Pcs, a versão de CS era a 1.6 (risos) por isso o qualificador local nunca me levantou qualquer tipo de problemas e considero que correu muito bem. No que diz respeito ao Regional penso que se as equipas participam no Qualificador Local é porque estão interessadas em disputar a Regional.

FRAGlider – Falando do qualificador Local, não era de se esperar grandes surpresas no torneio/qualificador, tendo os RoyalFlush ganho e os unitedSkills ficado no segundo lugar. Na tua perspectiva, o que achaste quanto ao qualificador local?

WCG|rc – O qualificador local correu dentro do esperado pela organização. Os Pcs aguentaram-se muito bem, as equipas compreenderam e respeitaram as regras que estavam delineadas pela organização, enfim ficou provado que quando todos trabalhamos para o bem comum conseguimos eventos muito bons e organizados. A timetable e estrutura de jogos delineada correu muito bem chegando ao ponto dos jogos estarem adiantados o que nestes eventos é raro.

FRAGlider – Relativamente ao Regional, nesta fase era onde as mentes estavam um pouco mais receptivas devido ao tão polémico CS:S. Apensar disso, parece que as equipas se “comportaram bem”. Concordas com a minha opinião, ou por outro lado, achas também que a comunidade de Counter-Strike reagiu mal também por não se ter adaptado tão bem a uma jogabilidade nova?

WCG|rc – Quanto aos qualificadores regionais, é certo que existia uma certa apreensão…o WCG já sabia que este ano iria contar com um torneio ”polémico” pela inclusão do Source como jogo oficial aliado ao facto de estarmos a meio de Agosto e do qualifyer ser um total de 4 dias..tudo isto criou uma certa apreensão, mas no entanto e devido aos nossos timmings resolvemos avançar. É certo que houve alguns defaults principalmente porque havia equipas que já tinham a passagem ao dragão confirmada e por uma questão de gestão dos seus recursos financeiros preferiram perder o lugar de cabeças de série a ter que se deslocar mais um dia ao local do evento. Fora isto, penso que quem jogou Source em LAN com bons equipamentos ficou com uma ideia melhor do jogo. Ainda existe muito a ser feito pelo Source, toda a gente sabe disso. Tirando isto foi muito bom, tivemos um total nos 4 dias de 144 check in de players (local e regional), com a agravante que 80% a 90% da LAN PArty era de pessoal ligado directa ou indirectamente ao WCG, assim como a presença de entidades do poder politico local na Praça WCG e na entrega de prémios…resumindo..para uma simples regional não foi nada mau, e penso que todos os que estiveram presentes concordam comigo.

FRAGlider – É muito falado que o Source para “correr” bem necessita de uma boa máquina, talvez por isso tenha sido o sucesso que foi neste qualifier. No entanto, não achas que é um pouco complicado para as equipas portuguesas ( devido a não terem grandes apoios materiais e monetários ) terem o hardware adequado á prática do Source para treinar ?

WCG|rc – Isso é uma verdade. Segundo o que apurei, muitos dos players que estiveram na Regional estavam a jogar pela 1ª vez o Source e diziam que em casa não conseguiam mais do que 30 Fps o que como é lógico piora muito mais a jogabilidade. No entanto posso aqui adiantar que a organização está a fazer todos os possíveis para que na final Nacional os Clãs disponham de uma área gratuita com 20 a 40 Pcs iguais aos da Final Nacional, área esta que terá que estar disponível 7 dias antes do inicio da Final Nacional para que todos os clãs possam efectuar bootcamps em CS:Source. Não prometemos, mas é algo que estamos a tentar a todo o custo.

FRAGlider – Falando agora da Final no Dragão, no ano passado a Final esteve um pouco aquêm das espectactivas. Esperas que este ano as coisas melhorem e exista um pouco mais aquele espirito de competição existente em finais da CPL, ESWCe etc ?

WCG|rc – Existem vários projectos e vários rumores em torno da Final Nacional, no entanto tudo irá ser revelado a seu devido tempo. Mas sei que ninguém se vai arrepender de participar e até mesmo de comparecer.

FRAGlider – Para terminar, e depois do anuncio das datas da Final Nacional do WCG, foi anunciado que a Final irá estar englobada no evento Connect 2K5. O FRAGlíder conseguiu apurar que o Connect 2K5 é um evento também ele organizado pela CGV. O que vai ser o Connect 2K5 podes dizer?

WCG|rc – Bem, descobrir que o CC2K5 é um evento CGV não é difícil, pois está no site temporário da CGV. Podem ficar com uma ideia pela brevíssima descrição existente no site e na noticia. No entanto vamos tentar criar com o CC2K5 um bastião de referência Nacional das novas tecnologias e entretenimento. O lançamento Oficial do evento CC2K5 está para breve e nessa altura todos vão ficar a saber. Nesta fase e devido a vários eventos a incluir no CC2K5 mas que ainda estão por confirmar não posso avançar com detalhes.

FRAGlider Ricardo, um muito obrigado pelo teu tempo disponibilizado para o FRAGlíder! Gostarias de deixar algumas palavras finais para os nossos leitores?

WCG|rc – As palavras que deixo são apenas de apreço para com a comunidade, apoiem todos os eventos internacionais que sejam representados em Portugal pois só assim é que iremos conseguir a projecção e a força necessária para elevar o e-Sports ao nível que todos pretendemos. Muito Obrigado a todos.

FRAGlider – O FRAGlíder deseja muito boa sorte para o resto dos qualificadores e em especial para a final no Dragão, onde estaremos lá todos para acompanhar tudo a par e passo. E que o espirito de competição esteja presente! 🙂


De seguida podem acompanhar as entrevistas com os UnitedSkills, RoyalFlush, TeamTrash e ReturnZero

Página Seguinte »»