A nossa terceira entrevista realizada durante o Media Day da BLAST Pro Series Lisboa foi efetuada com o Oleksandr "s1mple" Kostyliev dos Natus Vincere – ao longo de 7 minutos, tivemos a oportunidade de questionar o jogador sobre as ambições dos Natus Vincere em torno do título do Major, da discussão do top 1 do Mundo com o Nikolai "dev1ce" Reedtz e também dos objetivos com que os Na`Vi chegam para este torneio de Lisboa.


"O nosso objetivo principal para este torneio é encontrar de novo o nosso jogo porque não fomos capazes de o por em prática nas finais da ESL Pro League." (Foto por Hltv.org)
Fraglíder: s1mple, vocês chegam a esta BLAST enquanto campeões em título após vencer a edição anterior em Copenhaga. Como é que se estão a sentir enquanto equipa para este evento? Sentes que os Na`Vi vão conseguir uma boa performance e revalidar o título?

s1mple: Bem, o nosso objetivo principal para este torneio é encontrar de novo o nosso jogo porque não fomos capazes de o por em prática nas finais da ESL Pro League e percebemos que necessitamos de investir mais tempo para estes grandes torneios. Este torneio servirá mais para nos encontrarmos de novo, claro que temos ambições de vencer este torneio e defender o nosso título mas nós já estamos de olhos postos no próximo Major – depois das nossas férias, vamos mesmo investir bastante tempo no nosso CS e logo vemos o que acontece depois do Major.

Fraglíder: Falando em Majors, é um dos títulos que a vossa equipa ainda não alcançou, parece que estão sempre perto de o alcançar mas acabam no fim por não o conseguir. No último Major, chegaram novamente a uma final onde os Astralis triunfaram – acreditas que esse título está próximo e que o ano de 2019 será dos Na`Vi para vencer um Major?

s1mple: Acredito que o tempo de vencer um Major vai chegar para todos aqueles que o merecem, quando investes tantas horas e trabalho em torno de algo que adoras fazer, tu vais acabar por vencer um dia. Talvez não seja um Major, talvez não seja para os Na`Vi mas acredito que vou fazê-lo uma vez, não importa onde porque é o Major, é o torneio para o qual todas as equipas preparam-se ao máximo, não existe maior prestígio do que essa conquista.

Fraglíder: Para além da BLAST Pro Series Copenhagen, também venceram a ESL One Cologne. Olhando para este ano competitivo, és provavelmente o único jogador que já venceu um MVP sem a sua equipa vencer o torneio. Os rankings dos melhores jogadores estão à porta, achas que vais figurar nos primeiros lugares?

s1mple: Sim, provavelmente vou acabar em primeiro ou segundo lugar mas sinceramente não importa o lugar em que fique. As pessoas estão sempre a discutir sobre quem é melhor entre mim e o dev1ce, se ele acabar por ficar em primeiro lugar eu não vou fazer nada, ele merece totalmente e a sua equipa também. Todos os elementos dos Astralis aparecem sempre com grandes performances e todos eles conseguem figurar no top 5 ou 10 mundial e merecem isso. Eles investem muito tempo naquilo que fazem, vivem o Counter-Strike todos os dias.

Fraglíder: Os Astralis enquanto equipa redefiniram uma meta no Counter-Strike, muito por causa do seu uso eficiente de granadas. Várias são as pessoas que dizem que as equipas são até forçadas a mudar o seu estilo de jogo só para os defrontar. Na tua opinião, o que achas necessário para superar os Astralis quando estão na sua melhor forma?

s1mple: Só tens de controlar o jogo, em todos os momentos dele. Se fizeres muitos erros, é certo que vais perder. Se falhares os teus tiros, é certo que vais perder. Tens de estar concentrado nos 40 minutos em que vais jogar, eles também são humanos e certamente não são invencíveis. Todas as equipas deviam perceber isso e claro, praticar arduamente porque se vais lá como uma mix ou como equipa que apenas tem 6 meses a 1 ano de treino, isso não é nada comparado com eles. Um core de 3-4 jogadores daquela equipa já joga junto há 2-3 anos, possuem uma grande sinergia entre eles para além de terem um bom trabalho de equipa e boa comunicação. Eles conseguem resolver os seus erros mais rapidamente do que as outras equipas porque jogam mais e jogam juntos, é basicamente isso.

 


"Acho que vão haver mais mudanças do que aquelas que verificamos no ano passado e mais a acontecer antes do Major iniciar também." (Foto por Hltv.org)

Fraglíder: A vossa equipa também não faz mudanças há mais de 1 ano e vai trabalhando com este core ao seu ritmo. O que podemos esperar dos Na`Vi durante os próximos dois dias de competição?

s1mple: Nós vamos tentar dar o nosso melhor e mostrar um Counter-Strike bonito, não para nós próprios mas sim para os fãs que vão à Arena. Estamos bastante empolgados por estar em Lisboa, é a nossa primeira vez cá e queremos dar um show aqui, mostrar que os Natus Vincere conseguem ganhar troféus e não apenas as outras equipas.

Fraglíder: Com o Major a aproximar-se, acreditas que o início de 2019 para o nível mais alto da scene competitiva estará repleto de mudanças ou achas que por estar tão perto, as equipas irão evitar mudanças e agir só após os resultados obtidos no torneio?

s1mple: Acho que vão haver mais mudanças do que aquelas que verificamos no ano passado e mais a acontecer antes do Major iniciar também. Neste momento, as equipas possuem 1-2 meses para se preparar para o Major mas também acredito na existência das mudanças pós-Major.

Fraglíder: No primeiro dia de competição vamos ter uma Arena fechada, com o segundo dia a abrir as suas portas. O que esperas do público que vais encontrar no sábado?

s1mple: Penso que o público vai ser bastante audível e espetacular. Esperei por este momento para ver os nossos fãs em Portugal e é claro que eu vou disfrutar dele.

Fraglíder: Palavras finais que queiras deixar aos teus fãs ou a quem vai à Arena ver a BLAST Pro Series no sábado?

s1mple: Sim, obrigado a todos aqueles que assistem Counter-Strike por todo o mundo. Se vierem cá no sábado, vão gostar disto de certeza – agradeço a todos aqueles que gostam deste jogo. Não importa a equipa que vocês apoiam, desde que apreciem o Counter-Strike é tudo o que interessa. Tentem prestar também atenção aos pequenos detalhes deste jogo que fazem com que os atuais profissionais continuem a apreciar o jogo.

Fraglíder: Obrigado s1mple, boa sorte para vocês na BLAST Pro Series Lisboa.