Em sequência do Patch 2.02 do VALORANT, a Riot avançou logo alguns planos no que toca a Ranks para o Patch 2.03 e o Act II.
Para a próxima atualização, o Act rank vai funcionar de forma diferente. Antes, o sistema usava nove jogos para definir se um jogador teria recebido o rank correto. Agora, apesar de ainda teres de ganhar nove jogos para encher o Act Rank Badge, serás premiado apenas pelas vitórias com Rank mais alto.
A Riot quer ainda dar algo a jogadores baseado na sua colocação nas tabelas no fim de cada Act, mas não revela grandes detalhes ainda. Apenas dizem que os prémios são dados no fim de cada Episódio, para permitir alcançar e celebrar a colocação mais alta.
A penalização para jogadores que ficarem AFK vai ser agravada, com planos iniciais para tal já adiantados. Os jogadores que ficarem ausentes a meio de uma partida vão perder Rank Rating extra, acima dos limites normais, com detalhes específicos para ser revelados com o Patch 2.03.
Para o Act II, que deverá estar agendado para fevereiro/março, os resets de Rank vão ser mais leves. Para que os jogadores não se sintam a lutar contra o sistema, a Riot planeia exigir apenas 1 jogo de placement se tiveste Rank no Act anterior, com movimentação mínima já que o MMR e rank permanecem iguais.
O prestígio do Radiant vai continuar a ser protegido, portanto jogadores que estejam na tabela vão perder 10% do seu Rank Rating a trocar de Act. Existem mais detalhes para revelar, afirmando que "devemos dar tempo para […] ter a certeza que quem subir a tabela e receber Radiant realmente merece o rank".
A Riot reforça que ouviu o feedback a pedir para esconder o Rank antes durante o jogo e planeia implementar algo que resolva o assunto, mostrando-os apenas no final do jogo para te poderes comparar. O objetivo desta mudança passa por reduzir pressão desnecessária da equipa.
A mudança final centra-se nos ranks mais baixos, apesar de não serem especificados. A Riot quer restrições menos exigentes nos ranks mais baixos no que toca à disparidade destes, ao mesmo tempo que mantém os jogos justos, pelo que podemos ver um limite de ranks superior a três (valor atual) até um certo nível.
Podes ler em mais detalhe as mudanças como descritas por Jon "EvrMoar" Walker, Senior Competitive Designer, aqui.