Markus “Kjaerbye” Kjærbye está de volta à competição e ao CS:GO. A revelação foi feita através de uma entrevista da Dexerto publicada esta sexta-feira.

O jogador mais jovem de sempre a vencer um Major e a ser nomeado MVP nesse torneio de elite, o dinamarquês de 23 anos anunciou o regresso cerca de 10 meses após anunciar que se iria reformar. Na altura, Kjaerbye havia dito que “já não tinha a vontade nem a determinação para competir nos grandes escalões”.

Durante este período de ausência, Kjaerbye diz ter recebido propostas para jogar VALORANT, mas não sentiu o mesmo que sentiria “a jogar Inferno [como decider] numa grande final.” Nos últimos tempos, aliás, tinha vindo a jogar CS:GO, mas esforçou-se por não dizer publicamente que estava de volta, não fosse esse amor “efémero”.

Antes do ano novo, pode ler-se na referida entrevista, o dinamarquês visitou um amigo em Espanha e, durante essa estadia, “conduzia durante uma hora todos os dias para um cibercafé, onde jogava FACEIT e DM”. “Foi uma experiência muito boa, mas parte de mim só queria regressar a casa para poder jogar mais”, confessa.

Ao longo da peça da Dexerto, Kjaerbye fala abertamente sobre a baixa médica na North e até sobre o projeto falhado da HYENAS. Sobre a North, aliás, o dinamarquês conta sobre como a saída “imatura” da Astralis para essa equipa o afetou mentalmente: “penso que me castiguei a mim mesmo durante muitos anos por ter queimado uma ponte com os meus antigos teammates, que eram como uma família para mim.”

Kjaerbye mostra-se uma pessoa diferente, uma pessoa que faz exercício todos os dias e que vê essa prática como sendo importante até para aquilo que pode apresentar no servidor. Antes disto, o dinamarquês “estava exausto e não ouvia o seu corpo.” Segundo palavras do próprio, “não respeitou a sua saúde mental” por essa altura, mas agora “sente-se calmo no seu próprio jogo” e afirma que já não pensa demasiado nas suas decisões.

Kjaerbye não esconde que “tem de ganhar a confiança das pessoas e mostrar o seu valor”. Ainda assim, não está muito preocupado com o facto de falhar individualmente em algum torneio: “se não [fizer uma boa performance numa competição], vou olhar de forma positiva para isso. Vou para casa e vou usar o conhecimento que adquiri para estar em melhor forma.”

Para já, não se sabe o que o futuro reserva para Kjaerbye, mas sabe-se que o dinamarquês está inscrito como suplente da Heroic para a ESL Pro League e para o RMR.