No seguimento do comunicado publicado pela ESIC (Esports Integrity Commission) na quinta-feira, a Team Spirit revelou que Sergey “hally” Shavayev é um dos treinadores suspensos pela nova investigação da comissão de integridade. O russo estaria preparado para jogar o PGL Major de Antuérpia.

“Estamos a fazer esta publicação para chamar a atenção da comunidade e da Valve para as atividades da ESIC e para as consequências que estas podem ter”, lê-se no comunicado assinado pelo CEO do clube. Afinal, recorda Nikita Chukalin, hally foi visto a usar o coaching bug em apenas uma ocasião, que já remonta a 2019, e o CEO convida a própria comunidade a ver o clip em causa (disponível abaixo).

Neste comunicado, é possível ler a frustração da Spirit, que justifica este sentimento no facto de hally ser treinador há muito pouco tempo quando isto aconteceu, concretamente quatro meses. A organização diz que o russo não sabia da existência do bug e que, em todo o caso, hally não saiu imediatamente do servidor pois quis ver o desenrolar da ronda.


“Tendo em conta o conteúdo do vídeo, não é claro para nós o benefício que a equipa poderia ter tido”, questiona o clube. “Durante toda a ronda, [hally] não viu nenhum adversário”, recorda a Spirit, que reitera que este foi o único momento que a ESIC encontrou em toda a carreira do treinador.

Ao longo do comunicado, a Spirit prossegue com fortes críticas à ESIC. O clube russo questiona por que razão pode uma entidade não ter um comissário identificado (falta de identificação na carta recebida por hally, por exemplo) e afirma que “ninguém o introduziu ao código de conduta que é constantemente referido.”

“Nenhum organizador de torneio usa esse código como um documento oficial em nenhum torneio. Também não é claro para nós desde onde vem o poder estas pessoas anónimas”, continua a Spirit, que mostra constante insatisfação ao longo de todo o comunicado. Mais ainda, diz o clube, este decidiu fazer este comunicado pois a ESIC ofereceu um “desconto” de 25% no período de ban se fizesse a confissão.

Para terminar, a Spirit recorda que o vídeo foi carregado em outubro de 2020. “Mas agora, literalmente uma semana antes do Major, [a ESIC] acelera o processo”, afirma a organização.