ESIC confirma a suspensão provisória de Luís "Peacemaker" Tadeu, assim como os castigos de Sergey "hally" Shavayev e Rafael "zakk" Fernandes.

De acordo com as provas indicadas pela ESIC, hally e zakk depararam-se com a variante da câmara estática, tal como os primeiros 37 treinadores que foram banidos, e o seu castigo chegar no máximo aos 5 meses. Peacemaker está numa situação mais delicada.

Em 2018, o agora treinador da Imperial não atuou da maneira devida perante a variante de "Free Roam", onde o treinador podia viajar pelo mapa livremente. A ESIC afirma que esta é a pior variante do bug e o castigo pode ser de até 24 meses.

Até ao momento, as sanções impostas aos três treinadores são provisórias e os mesmos estão suspensos de participar em Eventos Membros do orgão de integridade. O tempo sob castigo provisório será descontado, após os treinadores receberem a decisão final da ESIC.

A PGL e a Valve não são membros da ESIC, logo os três treinadores ficam à espera de uma decisão do organizador para saber o seu destino, numa prova que começa no dia 9 de maio.