A história do coaching bug parece não conhecer o fim, mas sim novos capítulos, agora na ESEA. Ainda na ressaca da suspensão de três treinadores que iriam marcar presença no PGL Major de Antuérpia, um novo escândalo relacionado com bugs explorados pelos treinadores parece ter surgido.

O caso foi denunciado nas redes sociais por marat2k, jogador da equipa russa 10AVG. Através de um TwitLonger, o jogador dá conta para uma forma de contornar o funcionamento da ESEA para tirar partido de um bug sem ser notado.

De acordo com marat2k, o bug funciona quando um sexto jogador – o treinador – entra no servidor após a ronda de faca, permitindo ao técnico navegar por todo o mapa e não aparecer na tab. Segundo a mesma fonte, o facto da ESEA não possuir o comando de status impede que se possa verificar este sexto elemento.

De seguida, marat2k avança para as acusações diretas à BIT eSports, uma equipa russa que estará a utilizar este bug. O conjunto russo está a jogar a ESEA Main e marat2k afirma que os mesmos têm vindo a usar o bug tanto na liga como em outros torneios da ESEA. Neste caso, o acusado é o treinador da equipa, que dá pelo nickname de s0undwave-.

Ao longo do TwitLonger, marat2k apresenta argumentos para esta acusação e, no Twitter, colocou em thread um link com as demos onde o bug foi alegadamente usado.