O primeiro jogo desta quinta-feira em Antuérpia, entre Liquid e Astralis, teve mais história do que a eliminação dos dinamarqueses. A partida marcou a primeira vez que Andreas “Xyp9x” Højsleth não conseguiu alcançar o Legends Stage num Major.

Na realidade, também Richard “shox” Papillon estava em risco de não conseguir dar seguimento a este feito, mas a sua Liquid venceu a partida. Agora, para além do francês, Peter “dupreeh” Rasmussen é o único profissional a ter alcançado o mesmo objetivo, dado que carimbou passagem à próxima fase com a Vitality.

Antes de passar a representar a Astralis, Xyp9x chegou sempre ao top 16 enquanto representante dos emblemas Copenhagen Wolves, Dignitas e TSM, mas nunca venceu nenhum Major com essas equipas, sendo que as melhores posições foram 3-4º lugares durante esses anos.

É ainda de notar que este é também o pior Major de sempre da organização Astralis, que já havia desiludido em Estocolmo ao ficar entre 12º e 14º lugar. Antes disso, o clube alcançou o feito notório de levantar quatro taças destas prestigiadas competições – e sempre com o “clutch minister” no plantel.