Num ano marcado pela negativa com o aparecimento da pandemia, os Esports continuaram a encontrar maneira de se superar e garantir a realização das suas competições, levando o entretenimento até milhões de fãs.
Entre os títulos mais populares nos desportos eletrónicos, o Counter-Strike: Global Offensive viu os seus números crescerem em 2020 a nível de jogadores e em métricas de visualização, acabando no entanto por ter o reverso da medalha no total de torneios realizados este ano.
O impacto do COVID-19
Decorria em finais de Fevereiro a IEM Katowice, um dos eventos mais icónicos do FPS da Valve, quando Michal Blicharz trazia a dura mensagem de que a Spodek Arena não iria abrir as suas portas ao público, uma realidade que veio para ficar.
Desde então, a maioria dos torneios realizou a sua transição para formatos online com competição internacional segregada por regiões, mas nem todos seguiram essa linha. Habituado a ter 2 Majors por ano, o CS:GO não teve em 2020 qualquer edição dos eventos com $1,000,000 em prémios, perdendo também por tempo indefinido as finais da WESG 2019 com outro milhão.

A RFRSH distribuiu $2,100,000 em prémios com os eventos da BLAST Premier em 2020.
A transição para o Online
A interação com os fãs sempre foi crucial para o desenvolvimento dos Esports e esse envolvimento foi preservado com recurso a diferentes meios. Uma das evoluções que 2020 trouxe a nível de transmissão online foi a inclusão de FanCams, reunindo apoiantes de ambas as equipas e mostrando as suas reações no fim de cada ronda.
Com a necessidade de desenvolver histórias sem o fator LAN, outra das apostas que competições como a Flashpoint e BLAST Premier fizeram foi a criação em massa de conteúdo dedicado aos Esports. Entre originais e/ou desenvolvidos por terceiros como a casa Betway apostas online, os fãs puderam saber mais sobre os jogadores que idolatram.
Para além de Q&As, a Betway também grava diversos desafios com jogadores de equipas profissionais, mostrando um lado mais descontraído e animado dos próprios, dentro e fora dos servidores.
Os maiores torneios do ano
Com três dos maiores eventos anuais fora das contas, a lista de 2020 foi dominada por três organizadoras – RFRSH, B Site e ESL estiveram na linha da frente a nível de prémios através da BLAST Premier, Flashpoint, IEM e ESL Pro League respectivamente.
Em termos de comparação sobre a atividade de 2019 versus 2020 com dados do Esports Earnings, o ano passado teve $24,406,241.55 distribuídos por 345 eventos. Até ao dia 6 de Dezembro, foram contabilizados na plataforma apenas 247 torneios em 2020, totalizando $14,799,469.23.
Esta diferença não foi tão notória no mais alto nível de Counter-Strike que continuou a ter vários eventos a quebrar a barreira dos $300,000. Em baixo, o Top 10:
- Flashpoint S1 – $1,000,000
- Flashpoint S2 – $1,000,000
- EPL S11 Europeia – $531,000
- IEM Katowice – $500,000
- IEM Global Challenge – $500,000
- Blast Premier Spring (Final Europeia) – $500,000
- EPL S12 Europeia – $450,000
- BLAST Premier Fall – $425,000
- ESL One Cologne Europeia – $325,000
- BLAST Premier Spring – $300,000