O Fraglíder falou com Igor “PIKA” Martins, comentador de CS:GO, para descobrir qual o balanço que o comentador faz, da temporada de CS:GO, das equipas portuguesas.

Melhor jogador: Christopher “MUTiRiS” Fernandes

Igor Martins realça a consistência do capitão da SAW, apesar de ter falhado alguns objetivos. No entanto, a importância do atleta português é o factor diferenciador em levar a “SAW ao RMR e por estar em todos os momentos de decisão.”

Papel preponderante na equipa vale a distinção a MUTiRiS.
Papel preponderante na equipa vale a distinção a MUTiRiS.

 

Jogador revelação: Rafael “arrozdoce” Wing

Entrou há cerca de um ano nos quadros da fénix e para o comentador português foi o “jogador que saltou mais à vista” perante o crescimento da For The Win nos últimos meses.

 

Melhor equipa: For The Win

Para Igor Martins os títulos falam por si: “Garantiu a vaga na ESL Pro League, venceu MLP e ESL Espanha derrotando SAW e Movistar Riders. Apenas perderam a final da RETAKE, mas já com as recentes trocas de lineups.”

For The Win esteve perto de fazer o pleno em competições ibéricas.
For The Win esteve perto de fazer o pleno em competições ibéricas.

 

Equipa revelação: For The Win

No papel a For The Win não seria a equipa favorita a vencer, ainda assim conquistou vários títulos. Por este motivo, PIKA coloca o conjunto da fénix como a revelação da temporada.

 

Equipa que desiludiu: Fourteen

No polo oposto, o português coloca a Fourteen. “Tendo em conta os nomes que apresentam, os resultados ficaram muita aquém das expectativas.” e destaca a ausência da equipa de fox nas finais da MLP e Retake. A nível internacional PIKA também refere que a equipa não teve “grande impacto”.

Performance da Fourteen ficou aquém do previsto.
Performance da Fourteen ficou aquém do previsto.

 

“Gostava de ver um projeto a ser criado para fazer frente a FTW/SAW”

 

Para finalizar o nosso portal questionou sobre aquilo a que PIKA vai prestar mais atenção na próxima temporada. O comentador dividiu o cenário em duas partes: o plano SAW/FTW e ainda os restantes projetos que podem surgir.

No plano de SAW e FTW, Igor Martins levanta duas questões: “Será que os SAW vão dar step up em relação a esta season que passou?”, e ainda:” Como irá a FTW moldar o Stadodo e o KST a um projeto que surpreendeu tudo e todos e foi ‘a equipa’ desta temporada?”, referindo-se ao nível em que se vão apresentar comparativamente à equipa anterior, com ewjerkz e story.

Ainda sem confirmações dos restantes projetos, PIKA diz que está “curioso para ver as restantes alterações da scene e como as equipas vão moldar os seus possíveis novos projetos” e realça importância de analisar bem as opções na hora de fazer alterações.

Um dos seus desejos é que “gostava de ver um projeto a ser criado para fazer frente a FTW/SAW”, um papel que deveria de ter sido ocupado pela Fourteen, de acordo com PIKA. Por fim, o novo analista da BIG Equipa diz que o facto de SAW e FTW terem mexido cedo abre possibilidade para o resto das equipas de “construir projetos ambiciosos”.