A SAW conseguiu esta sexta-feira passar as primeiras eliminatórias do quarto — e último — qualificador para o RMR europeu. A equipa portuguesa assegurou o apuramento para a sexta eliminatória, o que significa que vai voltar ao servidor apenas este sábado para tentar selar o apuramento para a fase seguinte.

A organização lusa chegou a anunciar que Christopher “MUTiRiS” Fernandes não ia a jogo no primeiro dia de qualificador, devido a problemas de saúde, e que seria substituído por Omar “arki” Chakkor. No entanto, o capitão acabou mesmo por alinhar desde o primeiro instante e ajudou a equipa a superar os adversários que se colocaram no caminho.

Na primeira eliminatória, a SAW beneficiou de um bye e seguiu diretamente para a segunda ronda. A Snokarane foi a primeira adversária da equipa portuguesa, que venceu em Ancient por 16-2. No jogo seguinte, a SAW voltou a jogar Ancient e voltou a vencer de forma convincente, desta vez com um 16-1 perante a YoD.

A quarta eliminatória colocou os russos da RCL, que afastaram a Fourteen no último qualificador, no caminho dos portugueses. Agora em Vertigo, a SAW cedeu mais rondas, mas ainda assim venceu confortavelmente por 16-9. O Vertigo manteve-se também para a última ronda do dia, onde os portugueses voltaram a estar em grande nível e superaram os polacos da MAD DOG’S PACT por 16-4.

Este sábado, a SAW retoma a participação no qualificador diante da Infinite, equipa que colocou um ponto final na caminhada da GTZ Esports. A equipa portuguesa foi a única, a par da SAW, a chegar à quinta eliminatória e as duas cruzar-se-iam na ronda seguinte, mas o desaire por 12-16 impediu que tal acontecesse. Os warriors têm agora que vencer mais dois encontros BO1 e um BO3 para seguir em frente.

FTW e Fourteen com derrotas madrugadoras

O último qualificador não correu de feição para FTW e Fourteen, que se despediram relativamente cedo da prova. A fénix foi surpreendida na terceira ronda e perdeu por 14-16, em Nuke, frente à ZeroShansov.

Quanto à Fourteen, que apresentou João “PLAT” Ferreira no lugar de Ricardo “fox” Pacheco, acabou derrotada também na terceira ronda. Um desaire surpreendente por 17-19 frente à xDDD, em Dust2, impediu a equipa portuguesa de continuar em prova.

Para este sábado, a SAW é a última resistente portuguesa. No primeiro dia de qualificador ainda há destaque para a derrota da Copenhagen Flames, que terminou o PGL Major Antwerp 2022 em 5-8.º lugar e agora vai ficar de fora do certame no Rio de Janeiro.

Podes ver aqui todos os resultados das equipas portuguesas neste qualificador.