Mathieu “ZywOo” Herbaut é, à data de hoje, um dos melhores jogadores do Mundo de CS:GO e a principal estrela da Vitality, mas a história podia ter sido bem diferente. Em 2016, então com 15 anos, a estrela francesa terá estado perto de rumar… à HellRaisers.
A revelação foi feita por Vladyslav “bondik” Nechyporchuk, que atuava na equipa na altura. O ucraniano adiantou esta informação em mais uma edição do podcast que possui com o caster bielorrusso Konstantin “LENINIW” Sivko, o mesmo onde um ex-funcionário da ESIC fez acusações contra jogadores de CS:GO em relação a match fixing.
“Quando jogávamos na HellRaisers, o oskar foi comprado pela MOUZ e estávamos a procurar um novo AWPer. Precisávamos de encontrar alguém rapidamente e o ANGE1 tentou o ZywOo, que estava a começar a chamar a atenção na FPL”, afirmou bondik. Contudo, a transferência não se concretizou por um motivo.
“As negociações eram sérias, mas o problema é que o ZywOo também estudava. Por isso não pudemos ficar com ele. Ele vai para a escola, não pode ir à LAN, para que o vais contratar? No fim de tudo, não se juntou a nós”, acrescentou. Tendo em conta que Tomáš “oskar” Šťastný abandonou a organização em agosto de 2016, este episódio terá ocorrido nessa altura, tinha ZywOo 15 anos de idade.
Depois de ter falhado a contratação do AWPer gaulês, a HellRaisers atuou com Serhii “smike” Skliarenko como stand-in durante algum tempo. O lugar veio depois a ser ocupado em definitivo pelo húngaro Bence “DeadFox” Böröcz.