Outsiders sagra-se a grande vencedora do IEM Rio Major 2022, depois de bater a formação de Heroic por 2-0 (16-12 em Mirage e 16-5 em Overpass). A equipa russa não deu qualquer hipótese ao seu adversário, vencendo os dois primeiros mapas e, dessa forma, conquistou o tão aclamado troféu de campeão.

Em Mirage, primeiro mapa desta final, o jogo começou a ritmo de cruzeiro. Numa primeira parte mais contida, as duas equipas não quiseram assumir grandes riscos. A defender, Heroic até começou melhor, mas rapidamente Outsiders conseguiu recuperar e foi a vencer para o intervalo por 8-7. Destaque para o ínicio a todo o gás de Evgeniy “FL1T” Lebedev.

Na segunda metade, a defender, a formação russa deu seguimento ao bom momento que trazia da primeira metade e, apesar de ter perdido a primeira ronda, conseguiu vencer as cinco seguintes, colocando o resultado em 13-8.

A três rondas de sair derrotada no Mirage, a equipa de Heroic acordou e voltou a entrar no jogo, mas já foi tarde demais para conseguir travar os russos de vencer o primeiro mapa desta final, por 16-12. Muito bem organizada e liderada por um trio numa forma incível (FL1T, Jame e fame), Outsiders saiu por cima no primeiro embate da final.

Sem dó nem piedade

Apenas a um mapa de vencer este major, a motivação de Outsiders estava em alta e a entrada no Overpass mostrou isso. A equipa russa, confiante depois de vencer o Mirage, entrou na máxima força e, sem dar hipótese aos nórdicos, foram para o intervalo a vencer por 12-3.

Heroic, não conseguiu encontrar soluções a atacar e a na segunda parte precisavam de ser exímios, para conseguir travar o ímpeto dos seus adversários. A equipa nórdica foi completamente banalizada no primeiro tempo do Overpass e viu o troféu cada vez mais nas mãos da equipa de Outsiders.

A saber que era obrigatório vencer a ronda de pistola para se manter em jogo, Heroic assim o fez. Contudo, quando a equipa liderada por Dzhami “Jame” Ali teve a primeira oportunidade de comprar, as coisas complicaram-se. Depois de perder as duas primeiras rondas, Outsiders voltou a colocar o pé no acelerador e não foi preciso acelerar muito até às 16 rondas necessárias para vencer.

Após vencer a primeira ronda no CT Side, a formação russa nunca mais perdeu, fechando assim o segundo e último mapa desta final, com um vitória dominante por 16-5.

Com este triunfo, Outsiders torna-se a vencedora do IEM Rio Major. A equipa russa exibiu-se num nível bastante elevado neste torneio, fazendo um longo percurso desde o Challengers Stage até à final, onde, depois de uma grande vitória, ergueu o tão desejado título.