A Apeks conquistou esta quinta-feira a 43.ª temporada da ESEA Advanced. Depois de meses complicados que incluíram uma pausa na atividade, a equipa de Martin “STYKO” Styk retomou a competição da melhor forma e venceu a Monte por 3-2 na grande final, tendo conquistado a prova.
A grande final começou com um mapa de vantagem para a Monte, por se tratar da equipa apurada através da upper bracket. Para atingir a final, a Apeks teve de fazer grande parte do caminho na lower bracket, onde deixou para trás as equipas de LDLC, 500, ALTERNATE aTTaX, EYEBALLERS e IKLA.
Começar com um mapa de atraso num BO5 já era por si só uma desvantagem considerável, mas as coisas ficaram ainda piores para a Apeks quando o primeiro mapa realmente jogado, Mirage, caiu para o lado da Monte. Apesar de ter sido a equipa de Joakim “jkaem” Myrbostad a escolher, o T side deixou a desejar por parte da Apeks e abriu espaço a uma vitória relativamente fácil da equipa de Volodymyr “Woro2k” Veletniuk por 16-7.
⏮️🧹
from barely making playoffs from 31st place (5 round difference) to winning it all in BO5 from Lower Bracket run by reverse sweep? (and last map is our permaban)
Sounds fun. 🤓
GGs
— STYKO (@STYKOcsgo) December 15, 2022
A resposta da Apeks começou logo de seguida. Dust2 foi escolhido pela Monte, mas um CT side suficientemente positivo da Apeks gerou a vantagem suficiente para depois a equipa conseguir fechar o mapa com um 16-14 no ataque. Seguiu-se depois Overpass, onde a equipa de STYKO se apoiou num ótimo T side para conseguir a vitória por 16-11 e empurrar a decisão para o último mapa.
Tudo se resolveu em Nuke, o segundo mapa escolhido pela Monte. Apesar da primeira parte ter sido bem positiva para a equipa que escolheu o mapa, já que conseguiu sete rondas ao ataque, a segunda metade acabou por não confirmar o teórico favoritismo de quem ia passar para o CT side. Ao ataque, a Apeks assumiu as despesas do embate e fechou o encontro com novo 16-11 para selar a conquista do torneio.
A conquista da competição vale à Apeks a conquista de uma vaga na ESL Challenger League S44 e ainda um prémio monetário de sete mil dólares. A Monte também conseguiu um lugar na mesma competição, mas o prémio monetário ficou-se pelos $4300.