O brasileiro Gabriel “FalleN” Toledo recordou os tempos de domínio da SK no cenário mundial de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e destacou a eficiência da equipa nos fundamentos básicos do jogo. As declarações do atual in-game leader da Imperial foram prestadas no 177.º episódio do Flow Podcast, onde o capitão da equipa brasileira marcou presença juntamente com Marcelo “chelo” Cespedes, Jhonatan “JOTA” Willian e o treinador Rafael “zakk” Fernandes.
Em conversa com o anfitrião do podcast, FalleN deu uma verdadeira aula sobre o que é o fundamento básico do Counter-Strike. “Um dos básicos que é importante é quando, por exemplo, mataste um jogador. Mataste, mas ficaste com 15 de hp. Tu és muito mais útil para a tua equipa se fores um número, porque apesar de estares com 15 de hp, estão 5v4 e isso tem uma dinâmica no jogo”, começou por explicar o AWPer brasileiro.
“A percentagem de matares mais um com 15 de hp é muito pequena. O adversário vai-te matar muito mais vezes do que tu a ele. Quando vais a jogo com tão pouca vida e não tens um motivo específico para isso, então jogaste mal. Não fizeste o básico, que é o quê? Estou com pouca vida, vou dar três passos para trás e marcar a minha posição. Se alguém me vier buscar, vou estar bem posicionado e com chances de travar esse avanço. É preciso respeitar também a saída de jogada. Comparando com o futebol, é literalmente jogar sem a bola. Não é a minha vez de jogar, eu já fiz alguma coisa e agora preciso de deixar os meus companheiros criar algo. Saio de cena e daqui a pouco volto outra vez”, acrescentou.
“O CS tem muitas dinâmicas assim, de leitura, do que tens que fazer e do que não podes fazer em determinado momento. Isso são os básicos. As equipas que são boas, que chegam sempre aos play-offs, têm básicos muito bons. Não é porque criam táticas que ninguém criou. No CS, se fizeres isso, demora um jogo para a outra equipa saber. Tens que fazer básicos muito bem feitos”, continuou a refletir o brasileiro.
E foi aí que a pergunta surgiu por intermédio de chelo: a SK tinha os básicos bem dominados? “Nós éramos os melhores a jogar o básico naquela época e por muito“, respondeu FalleN. “O que aconteceu na época da SK é que entendemos muito bem essa parte dos básicos. Havia uma equipa francesa antes de nós que jogava muito bem, a EnVyUs, e que tinha sempre quatro de um lado e um jogador sozinho do outro, o Happy. Ele criou um estilo de jogo no lado terrorista que era o último jogador da equipa, que ia pelas costas. Os outros quatro iam criar alguma pressão em algum lado e ele aparecia e matava toda a gente pelas costas. Então, o que é que nós fazíamos? Íamos dominar um espaço e deixávamos o coldzera a fazer outra coisa. Ele não ia pelas costas, simplesmente ficava bem posicionado e quando a outra equipa começava a rodar de um lado para o outro, ele estava bem posicionado e derrubava-os”, adicionou.
A SK dominou o CS:GO mundial entre 2016 e 2017. No primeiro desses anos, a equipa brasileira conquistou dois torneios Major, o MLG Major Championship: Columbus 2016 e o ESL One: Cologne 2016.