FACEIT deu esta quinta-feira (4) um grande passo no combate às múltiplas contas e às contas smurf. A plataforma de matchmaking lançou um sistema de verificação de identidade com o intuito de criar uma comunidade mais fiável para jogar e, ao mesmo tempo, oferecer uma camada extra de segurança aos seus utilizadores.

Num comunicado, a plataforma afirmou que tem tido sucesso em aspetos como o anti-cheat e a abertura de portas para o cenário profissional, mas reconheceu que tem tido dificuldades em encontrar o equilíbrio entre acessibilidade e qualidade em outras áreas nos últimos anos. Entre essas áreas estão as contas smurf, um problema que a plataforma espera agora conseguir resolver ou, pelo menos, amortizar.

Assim, a FACEIT criou um sistema de verificação de identidade e garantiu que este é “o primeiro de vários produtos que vão ser lançados durante o ano como parte de uma reestruturação geral da FACEIT”. Nos objetivos da plataforma estão melhorias aos sistemas de matchmakingeloranks, bem como melhorias na performance do website e da aplicação.

No que diz respeito à verificação de identidade, a FACEIT assumiu uma parceria com a Daon, uma empresa líder na indústria da verificação de identidades e que tem mais de 20 anos de experiência na matéria. A verificação já está disponível para todos os jogadores que assim a desejem e é totalmente gratuita.

De forma a concluir a verificação, o utilizador deve seguir um processo de quatro etapas e vai necessitar de um smartphone, um documento de identificação e uma fotografia da face. Assim que a verificação estiver concluída, o utilizador recebe um crachá que fica visível no perfil na plataforma. Embora o processo de verificação seja, na sua maioria, opcional, a FACEIT reconheceu que em certos casos a verificação será forçada ao utilizador. A plataforma revelou ainda que, futuramente, a verificação vai ser necessária para aceder a certas competições.

Com esta novidade, a FACEIT reduz o número de contas de um utilizador a apenas uma, aquela que esteja verificada. Esta medida visa combater as contas múltiplas, muitas delas usadas para boost de outros jogadores, e também, por exemplo, os smurfs ou cheaters que muitas vezes aparecem em qualificadores abertos para grandes eventos.