Um comissário da Esports Integrity Comission (ESIC) classificou as recentes contratações da Evil Geniuses como um caso de conflito de interesses. Em declarações à Jaxon.gg, Ian Smith deixou claro de que o que aconteceu devia ser proibido.
A Evil Geniuses anunciou na última semana as contratações dos lineups da Carpe Diem e da Party Astronauts, de forma a criar um roster de 15 jogadores. A organização anunciou também que as três equipas vão estar a competir simultaneamente, sendo que os jogadores poderão rodar entre os vários lineups se necessário.
Para Ian Smith, tal não deveria ser possível. O comissário da ESIC vai mais longe e coloca também a responsabilidade nos ombros dos organizadores de torneios. “Já deixei claro que os organizadores de torneio devem ter regras explícitas e firmes sobre conflitos de interesse decorrente de vários lineups ou investimentos sobrepostos em equipas. É claramente uma violação ou potencial violação da integridade competitiva e deve ser proibida”, afirmou.
Ainda segundo Ian Smith, se aplicadas essas regras, a Evil Geniuses só poderá competir com um lineup por torneio. Desta forma, dez dos 15 jogadores sob contrato com a organização ficariam de fora de um torneio.