Hoje, dia 28 de janeiro de 2023, faz precisamente cinco anos que a Cloud9 venceu o ELEAGUE Major: Boston 2018, tornando-se assim a primeira organização norte-americana a vencer um torneio de CS:GO desta dimensão.

Ao fim de dozes edições de Majors, finalmente uma equipa norte-americana tornou-se campeã e essa equipa foi a Cloud9. O seu lineup era constituído por Tyler “Skadoodle” Latham, Jacky “Stewie2K” Yip, Timothy “autimatic” Ta, William “RUSH” Wierzba e Tarik “tarik” Celik.

Foram estes jogadores que levaram a organização a vencer o seu primeiro título Major. Os anos passam, mas as memórias daquela que foi uma participação inesquecível mantêm-se. Em nota de curiosidade, deste lineup vencedor, apenas Timothy “autimatic” Ta (Evil Geniuses) e William “RUSH” Wierzba (Evil Geniuses Black) se encontram no ativo.

A campanha no Major

A Cloud9 começou a sua participação naquele que foi o primeiro Major organizado pela FACEIT no Challengers Stage. Nessa fase, a organização americana mostrou-se absolutamente implacável. Três jogos, três vitórias confortáveis e um lugar na próxima fase do torneio.

No Legends Stage, o percurso foi feito de altos e baixos. A campanha da equipa de Tarik “tarik” Celik não começou da melhor maneira, visto que perderam os primeiros dois jogos frente a G2 e Space Soldiers.

Com a corda no pescoço e sabendo que ao mínimo deslize eram eliminados, a Cloud9 atropelou autenticamente nos outros três encontros. Ao todo, foram três vitórias em que somaram 48 rondas vencidas e apenas 17 perdidas. Números que mostram um domínio avassalador.

Depois de suar bastante, a equipa conseguiu garantir um lugar no Champions Stage, a última fase do Major. No reencontro com G2, nos quartos-de-final, Cloud9 não deu hipótese e após um 16-8 e um 16-7, avançou para a próxima as meias-finais com um 2-0 à equipa de Kenny “kennyS” Schrub.

No último encontro antes da grande final, a organização norte-americana enfrentou a toda poderosa SK Gaming. Depois dos dois primeiros mapas terem ido um para cada lado, os americanos venceram o Inferno por 16-9 e tiraram bilhete para a final.

O embate final

Na final do Major, o embate foi contra FaZe, que estava numa forma impressionante. A organização europeia também havia começado a sua campanha no Challenger Stage e, desde aí até à final, perdeu apenas um único mapa. Para trás ficaram 11 mapas vencidos, sem ter perdido um único nos quartos-de-final e nas meias-de-final.

A grande final não podia ter sido mais emocionante. Ainda disputado em BO3, a FaZe venceu o Mirage e a Cloud9 meteu ao bolso o Overpass, deixando todas as decisões para o Inferno. No último dos mapas, a partida foi tão equilibrada que só foi possível resolver no prolongamento.

A luta continuou bastante intensa e, após dois prolongamentos, a Cloud9 venceu por 22-19 e sagrou-se campeã do ELEAGUE Major: Boston 2018, com Tarik “tarik” Celik a ser considerado o melhor jogador do torneio.

Foi assim que a Cloud9 conquistou o seu primeiro e único troféu Major da história da organização, lenvando para casa um prémio de 500 mil dólares. Hoje completam-se cinco anos dessa conquista que ficará para sempre na história e na memória dos amantes de CS:GO.

Lê também: