Na passada terça-feira, Liquid foi derrotada por 2-1 perante Spirit e, uma vez mais, caiu por terra no Legends Stage de um Major. Mas a derrota da equipa norte-americana trouxe um outro problema para a região.

O desaire da Liquid na Legends Stage significa que a região americana vai perder uma vaga de Legends para o BLAST Paris Major. O livro de regras da Valve para os torneios Major indica que “um lugar Legend é atribuído a uma região por cada equipa dessa região que tenha atingido a Champions Stage do Major anterior”. Tendo em conta que a FURIA é a única equipa da América presente na Champions Stageno Rio de Janeiro, tal significa que a região vai contar com apenas uma equipa entre as Legends em Paris.

Este dado, de resto, também foi recordado pela entrevistadora da ESL, Anastasija “Heccu” Tolmačeva, durante uma entrevista com Gabriel “FalleN” Toledo no intervalo entre o segundo e terceiro mapas da série. Também André “drop” Abreu, jogador de 18 anos da FURIA, tinha referido antes do jogo o seguinte: “Irei estar a apoiar Liquid, porque quero duas vagas Legends para as Américas”.

Para o BLAST Paris Major, o próximo evento de CS:GO patrocinado pela Valve, se mantiverem o mesmo livro de regras usado no Major do Brasil, haverão sete vagas para a Europa no Legends Stage do BLAST Paris Major e apenas uma vaga para a América, resultado da eliminação de Liquid.

Se a Valve mantiver o livro de regras para o Major de Paris, as vagas serão:

Legends Stage:

  • 7 equipas da Europa
  • 1 equipa da América

Challengers Stage:

  • 10 equipas da Europa
  • 4 equipas da América
  • 2 equipas da Ásia/Oceânia

A queda tão precoce de Liquid não era esperada e agora a região da América vê-se numa situação muito complicada. Em Paris, para conseguir recuperar a vaga perdida, as equipas do continente vão ter de estar ao seu melhor nível.