A Comissão para a Integridade nos Esports (ESIC) levantou a suspensão provisória que tinha atribuído ao treinador da Spirit, Sergey “hally” Shavaev. A informação foi adiantada pela organização que o mesmo representa, bem como pelo seu advogado, Dejan Minić.

De acordo com as fontes citadas, a suspensão de hally já foi levantada a 4 de setembro. O treinador russo, de 29 anos, foi um dos visados pela ESIC numa lista de bans de 6 de maio, que incluía também os brasileiros Luis “peacemaker” Tadeu e Rafael “zakk” Fernandes. Dos três, hally é o último a ver a suspensão retirada.

O técnico russo tinha sido apanhado a utilizar a versão estática do famoso “bug do treinador” num encontro de 2019. A suspensão deu-se a 6 de maio e, a 1 de julho, hally recorreu da decisão. Em declarações à HLTV.org, o advogado do treinador indicou que a ESIC não deu qualquer resposta durante dois meses e que ainda não emitiu qualquer comunicado a informar que o recurso foi aceite. Contudo, o facto da suspensão ser levantada ao fim de quatro meses e não de cinco, que era a duração da mesma, pode indicar que o apelo teve os seus efeitos.

Desta forma, o treinador pode voltar a estar com a Spirit em eventos organizados por membros da ESIC. Isto significa que hally pode acompanhar a equipa já no RMR europeu, que se disputa de 4 a 9 de outubro.