O IEM Rio Major 2022 está a chegar ao fim, mas esta não deverá ser a última vez que o melhor do Counter-Strike: Global Offensive a nível mundial passa pelo Brasil. De acordo com a imprensa local, a ESL já terá definido um regresso ao Rio de Janeiro em abril de 2023.
A informação foi adiantada pela jornalista brasileira Júlia Garcia, através do Twitter. Contudo, ainda não existe qualquer detalhe sobre que tipo de competição vai passar por solo brasileiro.
Agora a novidade: conforme apurei, a ESL ja tem data pra voltar pro Rio: abril! Sera que vamos entrar no calendário fixo? #trMajor pic.twitter.com/OvzUTEng2c
— Júlia Garcia (@garciajulia) November 12, 2022
Ainda assim, é possível excluir uma hipótese: a ESL Pro League. A menos que algo de improvável aconteça, a maior liga de CS:GO do Mundo deverá continuar a passar por Malta nos próximos três anos, como indica o acordo assinado pela organizadora do torneio e a Gaming Malta este ano.
Vários jogadores e membros da comunidade brasileira já fizeram campanha nas redes sociais por um lugar fixo para o Brasil no calendário anual da ESL. Não sendo garantido que tal aconteça, parece que, a confirmar-se a informação, os primeiros passos podem estar a ser dados nesse sentido, já que seria o segundo ano consecutivo em que o Brasil acolheria um evento internacional.
Durante o IEM Rio Major 2022, o público brasileiro tem sido alvo de muitos elogios, mas também de algumas críticas. Se, por um lado, a atmosfera criada — sobretudo nos encontros que envolvem equipas brasileiras — tem sido fortemente elogiada, o que pode ser uma razão para a ESL querer regressar ao país sul-americano, também têm surgido críticas da comunidade ao facto de o público só aparecer em grande número nos jogos das equipas da casa.