O BLAST Paris Major 2023 foi o último torneio Major disputado no Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e também a última hipótese dos jogadores conseguirem uma medalha de diamante no pick’em challenge antes da transição para o Counter-Strike 2. Porém, de acordo com os estudos, terão sido muito poucas as pessoas a conseguir atingir o patamar máximo num Major cheio de surpresas.
O facto de equipas como Into the Breach, GamerLegion, Monte e Apeks terem conseguido atingir a Champions Stage levou a que vários pick’em challenges caíssem por terra na Legends Stage, onde o objetivo seria conseguir adivinhar cinco prognósticos. De acordo com a Leetify, apenas 0,3% dos participantes conseguiram atingir a medalha de diamante. A grande maioria dos inquiridos (78%) ficou pela medalha de ouro.
Ainda assim, de acordo com a mesma fonte, este registo representa um aumento ligeiro em relação ao IEM Rio Major 2022, onde apenas 0,1% dos participantes tinham conseguido atingir o pick’em de diamante. Os últimos torneios Major têm representado uma queda abrupta na eficácia dos prognósticos da comunidade, o que também pode ser espelho do maior equilíbrio de sempre entre as equipas que participam nas provas. O PGL Major Stockholm 2021, por exemplo, teve 57% de medalhas de diamante, número que caiu depois para 11% no PGL Major Antwerp 2022, antes de baixar para percentagens inferiores a 1% nos últimos dois Major.
O estudo da Leetify foi calculado a partir de uma amostra de mais de três mil medalhas em inventários públicos. Um outro estudo, levado a cabo pela CyberShoke e com uma amostra de 50 000 pick’em realizados no seu site, indicou números bastante diferentes, mas que se aproximam no que toca à medalha de diamante.
Neste segundo estudo, apenas 0,26% dos utilizadores conseguiram o patamar mais alto. No entanto, o pick’em da Cybershoke tinha mais níveis para lá do habitual Diamante, Ouro ou Prata. Nesse sentido, a medalha de bronze foi a mais representada, correspondendo a 54,19% dos utilizadores.
Ainda que com números diferentes em alguns aspetos, os vários estudos parecem encontrar-se para um consenso em relação às medalhas de diamante de Paris. Estas, ao que tudo indica, são um item raro de se encontrar nos inventários dos jogadores de Counter-Strike.