A Fourteen despediu-se esta quarta-feira dos play-offs da ESEA Advanced S43. A equipa portuguesa foi derrotada na primeira ronda da lower bracket pelos bielorrussos da Websterz por 1-2 (4-16 Inferno, 16-8 Vertigo, 11-16 Nuke).
O mapa de abertura foi Inferno, escolhido pela equipa bielorrussa. Desde o primeiro instante que a Websterz pareceu bem mais confortável com o mapa do que a equipa portuguesa e tudo correu mal à Fourteen. Ao intervalo, os bielorrussos já venciam por 12-3, na sequência de uma primeira parte onde praticamente só deu Websterz no ataque.
Na mudança de lados, foi uma questão de tempo até a equipa de Anton “boX” Burko fechar o mapa com um 16-4 incontestável. No entanto, a Fourteen ainda teria uma palavra a dizer e o mapa seguinte foi Vertigo, escolhido pela equipa capitaneada por Bruno “BLOODZ” Mourão.
Com Paulo “pr” Silva em grande destaque, a formação lusa arrancou para uma ótima primeira metade no segundo mapa da série. No lado ofensivo de Vertigo, a Fourteen conseguiu atingir os dois dígitos e ficou em posição privilegiada para forçar a disputa de Nuke.
Embora as primeiras rondas da etapa complementar tenham caído para o conjunto da Bielorrússia, que conseguiu encurtar a diferença para 8-10, a XIV nunca esteve em verdadeiro risco. Assim que teve economia para trazer o armamento adequado, a equipa portuguesa não deixou cair qualquer ronda e fechou o mapa com o 16-8.
Resposta dada em Vertigo 💥🦊
16:8 foi o resultado da nossa vitória e seguimos para o decider – o futuro desta série será decidido em Nuke!
📺 https://t.co/qamwT7zvIP#14UP pic.twitter.com/UnqMc7zfpZ
— Fourteen Esports (@fourteenesports) December 7, 2022
Nuke voltou a começar mal para as cores nacionais. A Fourteen começou do lado ofensivo e teve muitas dificuldades para contornar a defesa montada pelo adversário, de tal forma que ao intervalo a desvantagem portuguesa era de 4-11.
Vencer o pistol round da segunda metade era quase obrigatório e a equipa de Bruno “shellzi” Teixeira conseguiu fazê-lo. A Fourteen assumiu o controlo do embate e começou a recuperar a desvantagem no marcador, mas viu a Websterz fugir novamente quando já apenas uma ronda separava as duas equipas (11-12). De economia quebrada, a formação portuguesa procurou jogar para o prolongamento, mas não foi bem sucedida.
Com o afastamento da Fourteen, a representação portuguesa nos play-offs da ESEA Advanced S43 chega ao fim. A equipa de BLOODZ era a única representante nacional nesta fase da prova.