pr Fourteen
Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

Fourteen conseguiu este sábado vencer o primeiro encontro no qualificador fechado da Forward Cup. A equipa portuguesa realizou uma ótima exibição e derrotou a Apeks Rebels por 2-0 (16-7 Vertigo, 16-11 Mirage).

O primeiro mapa da série, Vertigo, foi escolhido pela equipa capitaneada por Bruno “BLOODZ” Mourão. Visivelmente mais confortável do que o adversário, a Fourteen realizou uma primeira metade de qualidade no T side e chegou ao intervalo com uma preciosa vantagem de 9-6.

O mapa estava sob controlo da equipa portuguesa e esta não deixou escapar a oportunidade de se adiantar na série. Agora do lado teoricamente mais favorável, o defensivo, a formação lusa cedeu apenas uma ronda e fechou o mapa de forma convincente.

A série seguiu depois para Mirage, mapa escolhido pela Apeks Rebels. Apesar de não ser um mapa onde habitualmente se veja uma equipa portuguesa jogar, a Fourteen deu boa conta de si e mostrou sinais bastante positivos.

O conjunto luso começou no CT side e desde cedo que assumiu as rédeas da partida. Após a vitória nas primeiras quatro rondas, a XIV viu o adversário reduzir a diferença para 4-3, mas voltou a pegar no jogo daí em diante. Até ao intervalo, os portugueses perderam apenas mais duas rondas e conseguiram uma half com dois dígitos no marcador.

pistol round e respetivo anti-eco ganhos pela Apeks Rebels no arranque da segunda metade colocaram a diferença entre os dois conjuntos em apenas três rondas. Contudo, assim que teve a primeira buy round, a Fourteen voltou ao marcador e manteve-se distanciada.

De seguida, o encontro entrou numa toada de parada e resposta que favoreceu a equipa portuguesa, tendo em conta a frágil economia do lado contrário. Quando a Apeks Rebels voltou a ter posses para trazer armamento, o marcador já assinalava o resultado de 13-8 a favor da Fourteen. Os noruegueses ainda conseguiram voltar a fazer o placard mexer para o seu lado, mas a equipa lusa teve sempre o condão de forçar o reset económico e acabou mesmo por fechar a série pouco depois.

Apesar do arranque com o pé direito, a Fourteen ainda não tem um lugar garantido na fase principal da competição. A equipa portuguesa segue agora para a derradeira ronda do qualificador fechado, onde vai medir forças com a LeoGaming. O encontro disputa-se ainda esta tarde.