A FTW vai tentar regressar à ESL Challenger League depois de uma temporada de ausência. A fénix está garantida nos play-offs da ESEA Advanced S45 e vai ser lá que vai tentar regressar ao escalão abaixo da ESL Pro League e juntar-se novamente à SAW no lote de equipas portuguesas na prova.
Embora ainda faltem ser jogados encontros da fase regular, já nenhum resultado poderá tirar a equipa lusa de um lugar de play-offs. A FTW conta com um registo de dez vitórias e quatro desaires em 14 embates e ocupa o nono lugar da tabela classificativa. As 24 melhores equipas da fase regular avançam para os play-offs, disputados numa árvore de eliminação dupla.
De forma a garantir depois o passo seguinte, a FTW tem duas hipóteses. O primeiro cenário é o da fénix conseguir atingir a final dos play-offs da ESEA Advanced S45, o que garantia automaticamente uma classificação nos dois primeiros lugares e um acesso direto à ESL Challenger League S46. O outro cenário, que exige menos trabalho numa primeira fase, é o de a FTW finalizar a campanha entre as dez melhores equipas da ESEA Advanced.
Se ficar num lugar entre o terceiro e o décimo, a equipa de Renato “stadodo” Gonçalves acede às relegations da ESL Challenger League S45. Ou seja, numa primeira fase, o caminho para a ECL pode ficar mais curto nos play-offs da ESEA Advanced, mas depois obriga a trabalho extra com a passagem pelas relegations, onde as melhores seis equipas seguem para a ESL Challenger League e as outras dez permanecem na ESEA Advanced.
A fase regular da liga termina oficialmente esta segunda-feira (29). Os play-offs têm depois início nos próximos dias.