FURIA somou esta terça-feira a segunda vitória na Challengers Stage do IEM Rio Major 2022. A equipa brasileira derrotou a OG (19-16 em Overpass) com uma reviravolta épica e está a um triunfo de seguir em frente na competição.

A equipa de Kaike “KSCERATO” Cerato parecia até estar a caminhar no rumo certo para o triunfo. Depois de um arranque melhor, a FURIA perdeu três rondas consecutivas, mas reagiu da melhor forma e venceu outras tantas para chegar a uma vantagem de 7-4, um bom número para um T side de Overpass. Contudo, as últimas quatro rondas da primeira metade foram ganhas pelo CT side da OG e a equipa europeia saiu para o descanso em vantagem.

Na segunda parte, a vitória nas primeiras duas rondas deu a liderança do encontro à equipa brasileira. Mas, uma vez mais, a OG voltou a colocar o pé no acelerador e quebrou por completo a economia adversária. Abdul “degster” Gasanov assumiu um papel preponderante para que o T side dos europeus funcionasse, com consecutivas entry kills em várias regiões do mapa.

Apesar de tudo isso, a FURIA encontrou forma de dar a volta à situação adversa e forçar o prolongamento depois de anular três match points. No desempate, a equipa da casa confirmou a reviravolta com o resultado de 19-16, para delírio de uma arena completamente cheia.

Desta forma, a equipa canarinha fica com o registo de 2-1 e está a uma vitória de continuar em prova.

Vitality em apuros

Depois de um bom início, as coisas complicaram e de que maneira para a Vitality. A equipa de Dan “apEX” Madesclaire terminou o dia de segunda-feira com um desaire às mãos da GamerLegion e esta terça-feira perdeu perante a Outsiders (12-16 em Overpass). A equipa que ocupa o segundo lugar do ranking mundial da HLTV.org está a apenas uma derrota de ser afastada da competição.

Numa primeira parte repartida e com oscilações de momentum, foi a equipa russa que saiu por cima pela margem mínima de 8-7. No entanto, o resultado era extremamente positivo tendo em conta que a Outsiders iniciou o encontro no T side. Na mudança de lados, a Vitality venceu as primeiras três rondas para liderar por 10-8, mas essa margem rapidamente se evaporou e a equipa europeia não mais esteve na liderança do placard.

Apesar do desaire, Mathieu “ZywOo” Herbaut voltou a realizar uma ótima performance individual e foi o melhor jogador dentro do servidor. O AWPer francês apontou 28 kills — mais quatro do que David “n0rb3r7” Danielyan e Petr “fame” Bolyshev — e registou um rating de 1.61.

9z e BIG na luta pelo apuramento

As formações de 9zBIG, por outro lado, começaram a jornada desta terça-feira com vitórias e estão a um triunfo de garantir o apuramento para a Legends Stage. A equipa sul-americana deixou a Evil Geniuses em apuros, ao passo que os alemães deram o reset necessário após o colapso perante a Bad News Eagles e bateram a Grayhound.

9zEvil Geniuses encontraram-se num Nuke equilibrado de início a fim. A equipa sul-americana arrancou o mapa no T side e conseguiu conquistar algumas rondas por entre as séries consecutivas dos norte-americanos. Apesar do pistol round perdido, a 9z conseguiu cinco rondas na primeira metade e estava bem dentro da luta pelo encontro.

Na mudança de lados, as primeiras seis rondas caíram para a equipa de Lucas “nqz” Soares, que passou a liderar por 11-10, a primeira liderança desde que esteve a vencer por 3-2 no T side. Na ponta final, a Evil Geniuses começou a conseguir tirar dividendos do seu T side e foi a primeira a atingir match points, mais concretamente dois. Ambos foram salvos pela equipa da 9z, que depois transportou o ímpeto para o prolongamento e venceu por 19-17. O uruguaio Maximiliano “max” Gonzalez foi o MVP, com 35 kills e 1.61 de rating.

BIG, por sua vez, voltou a confiar em Dust2 para o seu terceiro encontro no IEM Rio Major 2022. No mesmo mapa onde teve um colapso total no T side que levou a desperdiçar uma vantagem de 11-4 para ser derrotada por 11-16 frente à Bad News Eagles, a equipa germânica apareceu de cara lavada e venceu a Grayhound de forma clara, por 16-6.

A marcha do marcador, de resto, foi bastante caricata. Os australianos tiveram um início de sonho e chegaram rapidamente ao 6-0 no seu T side. As coisas pareciam estar a correr de vento em popa para a equipa da Oceânia, mas a BIG conseguiu depois vencer 16 rondas consecutivas para carimbar o triunfo. O AWPer Florian “syrsoN” Rische foi o grande destaque individual, com 26 kills.

 

Podes conferir TODOS os resultados e a classificação atual da Challengers Stage AQUI.