O Gamers8 vai regressar com uma nova edição em 2023 e vai apresentar o maior prize pool alguma vez registado na história dos esports. A informação foi avançada esta terça-feira (7) pela organização da prova, que confirmou um total de 45 milhões de dólares em prémios monetários para a edição deste ano.
A subida do prize pool para o referido valor significa um aumento para o triplo em relação ao evento de 2022. Para este ano, os organizadores planearam um evento com uma duração de oito semanas em Riyadh, na Arábia Saudita. O Gamers8 vai ter início a 6 de julho e vai contar, para além dos torneios de esports, com concertos e outras atividades, bem como a conferência Next World Forum.
No que diz respeito à competição em si, ainda não foram revelados os jogos que vão estar representados. Em 2022, o evento contou com competições de Rocket League, Dota 2, Fortnite, Rainbow Six Siege e PUBG Mobile. Embora não existam ainda confirmações nesse departamento, é provável que o Dota 2 volte a estar presente. De acordo com informações avançadas pelo jornalista Richard Lewis, a ESL está mesmo a estudar a hipótese de criar um circuito global de Dota 2 que incluiria o Riyadh Masters, torneio organizado pela Gamers8.
O reforço dos prémios monetários e da oferta do festival Gamers8 vai ao encontro do que foi avançado pelo presidente da Federação Árabe de Esports, patrocinadora do evento. O príncipe Faisal bin Bandar bin Sultan já tinha indicado em janeiro, através de comunicado, que o objetivo seria fazer algo ainda maior do que o realizado em 2022.