A GTZ assegurou este sábado (14) um lugar na fase final do OMEN WGR Challenge 2023. A equipa portuguesa venceu o Grupo A do qualificador fechado e garantiu um dos dois bilhetes para o main event da prova.
No encontro decisivo, a equipa de Diogo “snapy” Rodrigues reencontrou a onLiNeRsX, com quem tinha medido forças na final da upper bracket. Na altura, em BO1, a vitória sorriu ao adversário, mas ao início da tarde deste sábado foi a GTZ a sorrir com uma vitória clara por 2-0 (19-15 Vertigo, 16-13 Ancient).
O primeiro mapa da série, Vertigo, foi escolha da equipa lusa. O adversário escolheu começar à defesa e a GTZ colocou em cima da mesa uma excelente entrada na partida, procurando mostrar o porquê da opção pelo mapa. A conquista de cinco das seis primeiras rondas abriu a porta a um fantástico T side da equipa lusa, mas a onLiNeRsX rapidamente a fechou.
Os checos recompuseram-se, e ainda foram a tempo de sair para o intervalo em vantagem. Apesar do amargo de boca, tendo em conta os números que podia ter atingido na primeira metade, a GTZ passou para o CT side com sete rondas conquistadas, um resultado ainda assim positivo. Na segunda metade, foi a equipa adversária a conseguir espelhar o que tinha sido feito pelos portugueses e a fugir no marcador.
Com o resultado em 8-12, a GTZ pegou no encontro e deu a volta para um 14-12, antes de ceder duas rondas consecutivas que deixaram o marcador empatado. A 29.ª ronda era de importância máxima e foi a equipa de Diogo “Icarus” Cruz a sair por cima e a chegar ao map point. No entanto, a onLiNeRsX ainda conseguiu forçar um prolongamento, onde aí sim a GTZ superiorizou-se totalmente para vencer por 19-15.
@GTZEsports closed the map 18-15 to go 1-0 in the series!
Next map will be Ancient, #ONLINERSX‘s pick #OMENWGRChallenge pic.twitter.com/l9ia3oyATU
— Hyped.gg (@goinghyped) January 14, 2023
GTZ quase deixou Ancient escapar
Ancient, mapa escolhido pelos checos, foi o que se seguiu e tudo parecia estar muito bem encaminhado para a GTZ. A equipa portuguesa surpreendeu ao decidir começar no T side, mas justificou a escolha com uma fantástica exibição ofensiva.
Ao intervalo, um parcial de 10-5 parecia mais do que suficiente para resolver a questão a favor dos lusos. No entanto, e apesar de ter vencido o pistol round na segunda metade, a equipa de José “shr” Gil não conseguiu descolar no marcador, perdeu o anti-force e assistiu a uma notável recuperação da onLiNeRsX. Os checos tiveram sempre uma resposta para o que era feito do outro lado e venceram sete rondas de uma assentada para passar a liderar por 11-12.
Numa altura crucial, a GTZ teve capacidade para estancar a hemorragia, regressar ao marcador e voltar a comandar, desta vez por 13-12. No entanto, o jogo estava agora completamente em aberto e o empate surgiu logo a seguir. Numa ronda de caráter decisivo, atentando também ao estado da economia, shr e Icarus colocaram um double AWP setup a funcionar no bombsite B e ambos contribuíram com duas kills para dar o 14-13 à equipa e desbloquear a vitória, que surgiu pouco depois.
O triunfo deste sábado deixa a GTZ apurada para a fase final do OMEN WGR Challenge 2023, onde já está também a equipa da SAW. O contingente português pode aumentar ainda mais, uma vez que a Fourteen disputa esta tarde a última vaga na prova.