Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

O qualificador aberto #1 de acesso ao IEM Brasil 2023 arrancou na sexta-feira, 27 de janeiro. HEET e Monte foram as duas equipas que conseguiram superar a concorrência e conquistar um lugar no qualificador fechado.

Os franceses da HEET tiveram bye no primeiro jogo e derrotaram niyetoplandik, Strawhats, Let us cook, selim drogove, EYEBALLERS e Apeks até chegar às meias-finais.

As meias-finais eram o jogo decisivo deste qualificador, uma vez que este apurava duas equipas para o qualificador fechado. No confronto contra a Eternal Fire, a equipa de Bryan “Maka” Canda venceu confortavelmente em Vertigo e Anubis, por 16-04.

À semelhança do que aconteceu com HEET, também a Monte teve bye no primeiro jogo, pelo que só iniciou a sua prestação na segunda ronda. A partir daí até às meias-finais, a equipa ucraniana eliminou Synergetic, KlanRUR, shawties, Invictus, HAVU e B8.

No confronto decisivo, a Monte mediu forças com a Spirit Academy. Os russos escolheram Anubis para primeiro mapa. Uma partida bem disputada e renhida entre os dois elencos terminou com a vitória de Viktor “sdy” Orudzhev e companhia pela margem mínima, 16-14.

Seguiu-se Mirage, com a Monte a entrar muito forte e a chegar à troca de sides a vencer por 12-03. A Spirit Academy ainda tentou reagir, porém, a vantagem expressiva que a equipa ucraniana conquistou na primeira parte, permitiu-lhes fechar este mapa com uma vitória por 16-11.

Este qualificador contou com 9 equipas portuguesas em prova, contudo, nenhuma delas conseguiu passar ao segundo dia de competição. A FTW foi o conjunto português que mais longe conseguiu chegar, ao ser eliminada na Ronda 4, depois de perder em Vertigo, por 16-13, para a equipa de YNT.