Uma das organizações francesas mais emblemáticas, a LDLC tem os dias contados nos esports. De acordo com o jornalista gaulês Guillaume “neLendirekt” Rathier, a organização e o OL Groupe, do clube de futebol Olympique Lyonnais, vão encerrar a parceria que têm e a LDLC vai abandonar os esports.

Num curto tweetneLendirekt afirmou que a parceria LDLC OL vai terminar em julho por decisão de ambas as partes. Com o término da mesma, a organização terá também decidido abandonar a atividade nos esports. O jornalista não escondeu a tristeza: “A única organização francesa com uma equipa francesa vai deixar o CS. O cenário francês agora está mesmo morto”, pode ler-se.

LDLC iniciou o percurso no FPS da Valve ainda nas versões 1.6Source, entre 2010 e 2012. Nessa altura, as equipas separaram-se e a organização migrou em 2013 para o Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), tendo estado ativa em praticamente toda a versão do jogo.

Por uma das casas mais emblemáticas do Counter-Strike gaulês passaram várias lendas do país, tais como Kenny “kennyS” Schrub, Dan “apEX” Madesclaire, Richard “shox” Papillon ou Vincent “Happy” Schopenhauer. Outrora, a LDLC foi mesmo a maior potência da modalidade nos primórdios do CS:GO. A organização gaulesa ficou em 3-4.º lugar na ESL One: Cologne 2014, torneio da categoria Major, e venceu o seu primeiro — e único — Major no mesmo ano, na DreamHack Winter 2014.

O atual lineup da LDLC é composto por:

Filip “Graviti” Branković
Hugo “Brooxsy” Di Bono
Arthur “Snobling” Benard
Aurélien “afro” Drapier

Lambert “Lambert” Prigent (Treinador)

François “AMANEK” Delaunay (Suplente)

A parceria entre LDLCOL Groupe durou três anos. As duas partes uniram-se em janeiro de 2020, com a organização a passar a operar a partir de Lyon. Porém, a história tem agora um fim e traz também o encerramento da divisão de esports de um dos emblemas responsáveis pela construção do cenário francês, que vive um dia triste.