blast
Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

Valve procedeu a uma série de atualizações no livro de regras para os torneios Major. As mudanças já eram de esperar, tendo em conta que a produtora do Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) já tinha anunciado mudanças na forma de qualificação para torneios da categoria.

Uma das atualizações é a implementação de um torneio RMR para a região Ásia-Pacífico (APAC) composto por oito equipas, ao contrário das habituais quatro. A partir de agora, oito é o número mínimo de equipas para um torneio RMR. No que toca aos novos qualificadores, cabe aos organizadores decidir se estes são realizados em LAN ou online. Se a escolha for a segunda opção, então será necessário fazer a divisão de regiões como América do Norte e América do Sul, tendo em conta o impacto do ping.

Em relação aos qualificadores fechados, que já tinham sido apresentados previamente pela Valve como uma novidade, são agora revelados mais detalhes. Os qualificadores fechados em cada região terão que ser compostos, no mínimo, pelo dobro das equipas em relação às vagas que têm para oferecer. Metade das equipas serão apuradas através dos qualificadores abertos e a outra metade convidada através de um ranking que será ainda definido, afastando a possibilidade de seguir o ranking da HLTV.org, o que tinha sido uma preocupação levantada por vários intervenientes.

Existe também uma atualização na forma como regiões com mais de 16 vagas para atribuir — caso da Europa — vão distribuir as vagas extra. Nesse sentido, a regra foi mudada para implementar uma fase Last Chance para as equipas com o registo de 2-3 em cada um dos torneios RMR da região. Essas equipas vão ser colocadas numa árvore de eliminação direta e os vencedores dos primeiros jogos seguem para um gauntlet — o seeding é definido mediante as performances no formato suíço — de três equipas no qual o conjunto vencedor segue para o Major.

As atualizações ao livro de regras entram em vigor já para o próximo torneio Major, ou seja, o BLAST.tv Paris Major 2023. A prova está marcada para decorrer de 8 a 21 de maio de 2023.