s1mple
Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

NAVI corre o risco de ficar pelo caminho na fase suíça da Legends Stage do IEM Rio Major 2022. Depois de ter sofrido a primeira derrota às mãos da Cloud9, a equipa ucraniana colapsou completamente este domingo e acabou derrotada pela Liquid (14-16, Ancient) num encontro onde parecia ter tudo sob controlo.

A formação de Oleksandr “s1mple” Kostyliev começou o BO1 no lado defensivo de Ancient e fez bom uso disso para chegar a uma larga vantagem de 12-3 ao intervalo. Apesar da boa entrada da Liquid nas primeiras rondas, os ucranianos rapidamente assumiram o controlo e não mais o largaram. Nesse sentido, Viktor “sdy” Orudzhev foi de extrema importância, ao conseguir consecutivas multi kills na zona da cheetah.

No entanto, as dificuldades para a NAVI chegaram com a mudança de lados. Os norte-americanos venceram o pistol round e começaram a reviravolta no marcador, com Jonathan “EliGE” Jablonowski a aparecer definitivamente no encontro para se juntar a Keith “NAF” Markovic como os homens mais perigosos do lado americano.

A vitória em dez das primeiras 11 rondas da segunda metade permitiram à Liquid tornar a reviravolta uma possibilidade. O encontro estava agora empatado a 13 rondas, mas a NAVI conseguiu finalmente encontrar um buraco na defensiva para voltar ao comando. De seguida, um retake ao bombsite B por parte da equipa de Nick “nitr0” Cannella voltou a empatar as contas e a equipa elevou o nível novamente para vencer as duas rondas seguintes e fechar o encontro.

Desta forma, a NAVI vai ter que vencer dois BO3 para conseguir manter-se em prova. Uma terceira derrota na prova coloca a equipa ucraniana de fora, ao passo que a Liquid está agora com o registo de 2-1 e só precisa de vencer um de dois BO3 para seguir em frente. Também para a pool do 1-2 caiu a Vitality, que cedeu perante a MOUZ (17-19, Mirage).