NAVI prepara-se para fazer uma mudança no quinteto de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e mostrar a porta da saída a Andrii “npl” Kukharskyi. A notícia não surge propriamente como novidade, tendo em conta que o jovem jogador já tem sido apontado à saída há algum tempo, mas o Dexerto aparece este sábado (17) em posição de confirmar que a troca vai acontecer.

O jogador ucraniano foi promovido da academia à equipa principal da organização em dezembro de 2022, primeiro para rodar com Viktor “sdy” Orudzhev numa equipa de seis jogadores. No final do ano, a NAVI decidiu não renovar o vínculo com sdynpl ficou com o lugar de forma permanente.

Porém, o atleta de 17 anos nunca conseguiu corresponder às expetativas e as suas prestações não vieram ajudar a NAVI a resolver os problemas que tem atravessado. A temporada que agora terminou foi de desilusão para o emblema da Ucrânia, que não passou das meias-finais em nenhum dos torneios de elite e ainda terminou com um desapontante 9-11.º lugar no BLAST Paris Major 2023.

Os resultados insatisfatórios levaram a organização a decidir fazer mudanças e npl terá sido o escolhido para abandonar a equipa. Também o treinador, Andrey “B1ad3” Gorodenskiy, tem sido apontado à porta de saída. Contudo, Oleksandr “s1mple” Kostyliev já veio a público classificar esses rumores como “idiotas”. Curiosamente, a estrela da equipa não se manifestou sobre os rumores que envolvem a saída de npl.

Nesta altura, ainda é incerto quem poderá vir a substituir npl no quinteto da NAVI. No entanto, ainda segundo o Dexerto, a equipa está a considerar seriamente fazer a transição para um quinteto internacional e mudar a língua de comunicação para inglês, o que aumentaria as opções da organização na hora de procurar jogadores.

O primeiro torneio programado para os ucranianos na nova temporada é a BLAST Premier: Fall Groups, que começa a 13 de julho.