A Outsiders retirou as esperanças aos portugueses ao rematar a última partida do primeiro RMR europeu com uma vitória por 2-1 sobre a SAW.

A partida teve início em Dust2, escolha dos Outsiders, com a SAW a assinar um início perfeito – não só na pistol, mas também nas rondas seguintes para assegurar um 5-0 a defender. Os russos responderam depois com as duas primeiras e, embora os portugueses tenham feito alguns saves, reduziram o resultado para um ponto pouco depois.

Bons arranques de rondas no meio e no long deram mais duas à SAW, que chegou assim ao 7-4. Jogadas individuais de nomes como Mareks "YEKINDAR" Gaļinskis puseram a Outsiders nas 6 rondas, mas a SAW manteve-se firme para chegar ao 9-6 ao intervalo.

Na segunda parte, a SAW voltou a ter um início ideal para atingir a marca das 12 rondas. Como resposta, a Outsiders venceu quatro consecutivas sem muitos problemas, mas não conseguiu impedir a SAW de vencer uma de pistolas e a seguinte, esta nas costas de um ace de Tiago “JUST” Moura. No entanto, os homens de Dzhami "Jame" Ali começaram a recuperar e até impediram um plant no último segundo com apenas nades, o que acabou por lhes dar força para não perder mais nenhuma, 16-14.


Agora na sua própria pick, Ancient, a SAW começou com mais uma pistol a seu favor, desta feita no lado atacante. A questão é que a Outsiders não voltou a permitir que os portugueses dessem seguimento a essa ronda inicial e mostraram um lado defensivo bem capaz, que lhes deu um eventual 8-2.

Apesar da grande desvantagem, ainda assim, uma tripla de JUST abriu caminho para a SAW encontrar algumas lacunas na defesa adversária e para reduzir para 6-9 antes de trocar de lado.

Mesmo contra as expectativas dos analistas internacionais, a SAW foi peremptória no lado CT de Ancient: com Ricardo "rmn" Oliveira e JUST em grande forma (1.46 e 1.59 de rating, respetivamente), os portugueses perderam apenas uma ronda para levar a decisão ao terceiro mapa.


A Outsiders abriu Inferno no lado ofensivo e a vencer a sua primeira pistol da série. A tropa nacional não teve medo disso e respondeu com três a seu favor, e só não pôs a quarta no placar porque Renato "stadodo" Gonçalves não fez um ninja defuse por muito pouco.

Os portugueses asseguram mais duas rondas de seguida, isto antes de a Outsiders voltar a vencer rondas por pormenores ínfimos para empatar tudo no 5-5. Mas independentemente de todos os esforços russos, a SAW estava a mostrar um bom nível e garantiu um 9-6.

Os fãs nacionais meteram a mão no coração quando a Outsiders abriu a segunda parte a vencer a pistol, mas respiraram de alívio ao ver Christopher “MUTiRiS” Fernandes e companhia a contrariarem a defesa de imediato e durante três consecutivas, 12-7. Embora os russos tenham voltado a ter armamento nesse momento, os portugueses estavam decididos a fazer história e nunca desistiram até à última ronda.

Num final de tempo regular caótico até mais não, stadodo esteve perto de vencer um 1vs2 para selar tudo, mas Jame fez um defuse mesmo no limite. Foi precisamente esse momento que acabou por tirar o gás à SAW e a dar a vitória à Outsiders, que selou tudo no 19-16.

Podes recordar todo este RMR aqui, onde podes encontrar também a classificação final do torneio.