

Nos últimos tempos o cenário norte-americano de Counter-Strike tem sofrido algumas adversidades. As coisas complicam-se ainda mais para o cenário que, pela primeira vez, não terá nenhuma equipa a disputar o evento em Colónia.
Uma das cidades que mais torneios de Counter-Strike alojou, Colónia já recebeu três Majors do fps da Valve. Ao longo do tempo, a cidade alemã já se habituou a receber equipas norte-americanas, algo que, pela primeira vez, não irá acontecer.
Na passada sexta-feira terminou o play-in do IEM Cologne 2023, onde apenas uma equipa norte-americana marcou presença. A Complexity até se conseguiu bater bem na primeira ronda, frente a fnatic, mas acabou por sair derrotada no prolongamento. Na lower bracket, a equipa enfrentou a OG que terminou com a sua participação no evento, com um triunfo por 2-0.
Equipas norte-americanas em Colónia:
- ESL One Cologne 2014 – Cloud9 e iBUYPOWER
- ESL One Cologne 2015 – Cloud9 e CLG
- ESL One Cologne 2016 – Liquid e CLG
- ESL One Cologne 2017 – Liquid, Cloud9 e OpTic
- ESL One Cologne 2018 – Cloud9
- ESL One Cologne 2019 – Liquid e NRG
- IEM Cologne 2021 – Liquid
- IEM Cologne 2022 – Liquid
- IEM Cologne 2023 – Nenhuma
Com a eliminação da equipa de Ioannis ‘Johnny’ “JT” Theodosiou, está então confirmada a ausência de equipas norte-americanas em Colónia, pela primeira vez na história. Em 2019, no ESL One Cologne 2019, a Liquid levantou o troféu de campeã.
Este mercado de verão, a organização americana decidiu fazer a transição para um lineup internacional, deixando o cenário nacional norte-americano ainda mais débil. O lineup conta ainda com dois jogadores da região, mas também não conseguiu apurar-se para a fase de grupos. Atualmente, as duas grandes representantes da região são agora Complexity e Evil Geniuses.
O IEM Cologne 2023 não contará também com equipas brasileiras, algo que aconteceu apenas uma vez na história, no ESL One Cologne 2014.