“Temos a receita completa para ganhar”, declarou Felipe “Sef” Vieira à Red Bull. “[Só] não ganhamos se não quisermos, a realidade é essa.”

Muitas equipas demoram algum tempo a “começar”, isto é, a começar a meter resultados e a correr as bocas de quem os observa. Não foi o caso dos Project S, por muita surpresa do próprio treinador, Sef – “Fiquei impressionado com a facilidade que tivemos [em nos entrosar].” Mesmo sendo o treinador novo para todos menos Tiago “LionClaw” Moreira, do tempo partilhado nos B7 Warriors, o facto dos jogadores se conhecerem do cenário português facilitou a integração de todos.

Foi mais complicado finalizar esta equipa do que era esperado. LionClaw uniu-se a Miguel “Bati” Batista e abordou Sef para treinar o conjunto, baseado na familiaridade entre os dois. As instruções foram simples: “Passem-me uma lista de jogadores estudantes e logo vemos quais são as melhores hipóteses para uma equipa.” E uma lista de jogadores estudantes passaram.


João “jannyXD” Daniel apareceu rápido na lista. One-Trick Jett da For The Win, Duelista destaque da equipa e que carrega um excesso de 330 ACS no seu último mês de jogos, isto sem contar com o Campus Clutch, onde arrasou com os franceses da EGS Pulsar e os ingleses da Discoteca. Contra os últimos, somou 418 ACS num só mapa. Não há como questionar a presença de jannyXD nesta equipa.

De seguida, Nuno “silenttt” Rodrigues. Colega de equipa de Bati e o jogador mais flexível que muitos já viram. Seja Sova, Reyna, Astra ou Killjoy e Cypher… silenttt tem mapas registados de tudo e mais alguma coisa. Protagonizou as finais da Europa Oeste de Skye, Reyna e Omen. “A realidade é que era a melhor opção que tínhamos para completar a equipa”, disse Bati à RTP Arena.

O nome final foi o de Ian “k1zpawn” Rebelo. Sempre candidato à equipa, demorou a ingressar devido a indisponibilidade de tempo. “Não me adianta ter um jogador bom que não tem tempo para jogar,” referiu Sef. Mas k1zpawn arranjou tempo e foi o quinto. Vimo-lo confortável com o Cypher e a Killjoy nas finais da Europa Oeste.

Cinco jogadores, todos unidos sob Felipe “Sef” Vieira. Hora de meter as mãos à obra.


Os cinco representantes de Portugal no Red Bull Campus Clutch (Foto: Hugo Silva/Red Bull Content Pool)

Não havia grandes dúvidas de que iam ter sucesso nos qualificadores nacionais. Foi tudo estudado desde o início, com inteiros ’’dias que foram dedicados a jogadores que estavam a desempenhar roles diferentes,” de acordo com o treinador. Por esta altura, faziam algo como dois jogos por noite duas ou três vezes por semana. À RTP, k1zpawn adiantou que “não havia ninguém que fosse suficientemente bom” para lhes fazer frente. Dúvidas não haviam – era esta a equipa.

O qualificador nacional correu tranquilamente. Não largaram um mapa e a Final Nacional contra os Desempregados foi relaxada, vencida por 3-0. Até aqui, tudo bonitinho. Na Final da Europa Oeste, tão tranquilo foi. Notaram algum trabalho de casa por parte dos franceses, mas a presunção dos ingleses de serem os melhores – realmente, tinham uma equipa extremamente forte – levou-os a não estudarem os adversários. E foi a sua queda, um 2-0 que abriu o caminho para os portugueses viajarem a Madrid.

Assim, muito rápido, chegaram ao maior palco das vidas da maioria desta equipa. Mas a verdadeira preparação apenas começou há duas semanas.


No meio de qualificadores europeus e para o VALORANT Champions Tour, houve sempre tempo para os Project S. Houve sempre vontade. De acordo com o treinador, o conjunto reunia-se para jogar “de manhã, de tarde eles estão a jogar com as suas equipas e de noite estão a jogar comigo outra vez.” Os jogadores têm posto em excesso de 12 horas diárias no VALORANT – “é o exemplo perfeito da vontade que temos de ganhar isto e da motivação que os jogadores têm.”

Foi um mês extremamente “cansativo para todos”, de manhã à noite. Combinando os treinos de ambas equipas, são mais do que 12 praccs por dia. A falar pela equipa, Bati disse que “tem sido cansativo e exaustivo mas temos a mentalidade de que é necessário ganhar o torneio. Se ganharmos, vai abrir muitas portas para todos nós. Foi essa a mentalidade que o Sef nos incutiu desde o início e é essa que vamos levar até ao fim.” O treinador reforçou isto, dizendo ainda que “esta é a competição mais importante da carreira destes jogadores no VALORANT.”

O último mês dedicou-se a refinar erros e aperfeiçoar o que a equipa já faz bem. Muito jogo, mas talvez mais análise. “Temos um ficheiro já feito como deve ser com power rankings, as equipas todas delineadas, quais os pontos a ter em conta, etc.” Seja por mão de Sef ou de Bati, a equipa tem dedicado grande parte do seu tempo recente a isto.

A bandeira portuguesa vai ser levada ao palco da La Estación Gran Teatro Caixabank Príncipe Pío nos próximos dias. Os portugueses estão num grupo com os MAXD do Paquistão, Mama’s Boys da Nova Zelândia, a Team Spain e os BTR do Canadá. Contam ainda com os PLATOON Belarus, equipa contra quem vão abrir e que consideram das melhores no torneio ao lado dos Anubis Gaming do Egipto, Bedel Ödenleyer da Turquia e, claramente, eles próprios.

São dois grupos de seis, onde apenas avançam duas. Essas quatro jogam as semifinais à melhor de 3 e a final à melhor de 5. Não há margem para erro neste torneio: somente o vencedor leva para casa prémio. €20 000, uma Red Bull Gaming Hub para a sua universidade, se aplicável, e bilhetes para viajar a Berlim, em setembro, ver o Stage 3: Masters.

As esperanças são simples e únicas: trazer o ‘caneco’ para casa. “Estamos confiantes e mais que preparados”, disse Bati ao Fraglíder recentemente. “Mesmo que as equipas não achem que sejamos favoritos [a ganhar] vamos mostrar a [sic] ‘raça tuga’ e trazer o troféu para Portugal!”

Vais poder acompanhar a equipa portuguesa de casa, com transmissão portuguesa da Red Bull narrada por Luís “Moove” Silva, João “Moreira” Moreira e Guilherme “MeetTheMyth” Bento. Devido a se realizarem três jogos em simultâneo em qualquer dada altura, vão apenas ser transmitidos os jogos entre Portugal e Espanha (10h30), Portugal e Canadá (12h30). Podes consultar o horário na sua íntegra aqui.